Ampliando

O governador Jorginho Mello se reúne com representantes da diretoria da CDL de Criciúma nesta quarta-feira (2). Durante o encontro, previsto para as 10h, o governador autoriza convênio entre a secretaria de estado da saúde e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) para continuidade das obras de ampliação das Clínicas Integradas e de Medicina da universidade. O ato está programado para o Crio, o centro de inovação de Criciúma, que também é gerido pela Unesc. A ampliação dos serviços nas clínicas da universidade é o reconhecimento de um serviço de excelência que a instituição presta diariamente no atendimento em saúde. Um atendimento que comprova que se pode fazer um SUS de alto nível, com atendimento humanizado e uso racional dos recursos públicos. Nas clínicas, a universidade também capacita, de maneira exemplar, os profissionais que irão prestar esse atendimento à população no futuro. Não há quem passe pelo local, seja para ser atendido ou apenas para conhecer, que não saia dali encantado. As clínicas integradas e o trabalho ali desenvolvido são um exemplo e um orgulho para Santa Catarina.

Falando em notícia boa

Os dados divulgados pelo Caged mostram que a região continua com sua curva positiva na geração de postos de trabalho com carteira assinada. Segundo Leonardo Alonso, que é o economista consultor da Acic, o ano vai terminar no azul. “Com crescimento em comparação com o ano passado e com destaque para a indústria, que retomou a geração de vagas. Agora, na reta final de 2024, vamos ter a reação do comércio que faz suas contratações para as vendas de fim de ano”, ressalta. A mesorregião sul catarinense registrou, em agosto, o oitavo mês seguido de saldo positivo na geração de empregos formais, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado pelo ministério do trabalho e emprego. Entre os 12 municípios que compõem a região carbonífera, dez obtiveram resultados positivos em relação à geração de empregos em agosto e dois tiveram variações negativas. No acumulado do ano, todos mantêm saldo positivo, sendo Criciúma o de melhor desempenho, com 2.533 empregos adicionados, e Treviso o de menor quantidade (22).

Na capital

O prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris, cumpriu agenda em Florianópolis. Acompanhado do engenheiro e novo presidente do Funsab, Mauro Sônego, ele apresentou um pedido para que a Casan reveja a tarifa praticada na cobrança do esgotamento sanitário em Criciúma. A análise da redução da tarifa será realizada pela agência reguladora do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Cisam-Sul). Para Fabris, o encontro foi positivo. “O encontro com a direção da Casan foi satisfatório. Comunicamos a nossa intenção de discutir as taxas da água e esgoto. Agora, vamos atualizar os relatórios. O estudo a ser feito apontará o percentual que poderá ser reduzido.”

Aeroporto na pauta

Mais uma das etapas do processo de concessão patrocinada do aeroporto regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, foi cumprida na B3, em São Paulo, nesta terça-feira (1º). Investidores interessados em participar da licitação foram atendidos durante todo o dia no roadshow organizado para apresentar detalhes do edital e do aeroporto. Uma das mudanças no processo atual é o formato do roadshow, que desta vez está sendo realizado em três etapas. A primeira, no formato on-line, já foi realizada entre os dias 18 e 19 de setembro. A segunda, presencialmente na B3, a bolsa de valores de São Paulo, e a terceira, que será realizada presencialmente em Florianópolis, na quinta-feira (10).

Tem pesquisa

A Som Maior divulga hoje sua última pesquisa IPC para a disputa do governo de Criciúma. Vai mostrar o resultado de momento e a tendência para a eleição de domingo na cidade. A pesquisa deve medir também o efeito da soltura de Clésio Salvaro. Mesmo sem ser candidato, o prefeito afastado se tornou o personagem central do processo eleitoral. A candidatura de Vaguinho soube se apropriar bem do episódio e ganhou pontos junto ao eleitorado, fato confirmado pelas pesquisas. Por outro lado, Bolsonaro não conseguiu agregar o que se imaginava à campanha de Ricardo Guidi. Em uma eleição tão equilibrada, voto a voto, o fator local pesa mais do que as poucas palavras do ex-presidente ao seu novo correligionário. Esta será a eleição mais equilibrada dos últimos anos em Criciúma, e o detalhe vai assegurar a vitória.

Ainda sobre Salvaro

A defesa do prefeito está tranquila e confiante de que a preventiva não será retomada. Entendem que há elementos suficientes para comprovar que o prefeito, em momento algum, descumpriu as medidas restritivas impostas pela justiça para sua liberdade. O assunto, aliás, só será avaliado na próxima semana.

Empolgação

Por mais que Içara desenhe um cenário favorável para a atual prefeita, Dalvania Cardoso, o MDB e sua militância seguem firmes pelas ruas da cidade. Eles acreditam que o processo eleitoral vai manter a tradição de muito equilíbrio em Içara. A aposta é de que o MDB conseguirá mostrar a sua força histórica na cidade e, principalmente, o seu histórico de viradas. Há também quem aposte que, para não dar vitória ao PL, os apoiadores de Lauro Nogueira, do PT, sinalizem o voto em Max Mello.

Renovação 

Tanto em Içara quanto em Criciúma, o legislativo será marcado por uma ampla renovação. Primeiro, porque nas duas casas vários candidatos resolveram não buscar a reeleição. Segundo, porque o eleitor também tem demonstrado a vontade de experimentar ideias novas para reoxigenar a política, na esperança de que a vida melhore em cada comunidade.

Amin reforça apoio a Kaminski e Dr. Irani

O senador Esperidião Amin esteve em Criciúma ontem (1º) para gravar material de campanha com Júlio Kaminski, candidato a prefeito, e Dr. Irani Alberton, candidato a vice. A visita faz parte da estratégia do Progressistas para consolidar o partido na Região Carbonífera, onde concorrem em nove dos doze municípios. Amin destacou a importância de escolher gestores qualificados para a cidade e reforçou o apoio à candidatura de Kaminski e Dr. Irani, que, segundo ele, representam o caminho para um futuro mais eficiente e transparente em Criciúma.

Cúpula do PP

Lideranças estaduais do Progressistas, incluindo o presidente estadual Leodegar Tiscoski e o secretário-geral nacional Aldo Rosa, se reuniram em Criciúma com os candidatos a vereador e representantes locais do partido. O encontro teve como foco o fortalecimento da candidatura de Júlio Kaminski e Dr. Irani Alberton à prefeitura. Kaminski agradeceu o apoio das lideranças estaduais e reforçou a mensagem de uma gestão comprometida com o combate à corrupção. Além da gravação para a campanha, o evento também mobilizou os municípios da Região Carbonífera onde o PP tem candidaturas.