Fé, devoção e emoção marcaram o Ato de Elevação do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus à Basílica Menor
Içara
Fé, devoção e emoção marcaram o Ato de Elevação do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus à Basílica Menor, em Içara, no último sábado (14). Milhares de fiéis estiveram presentes para celebrar esse momento único na história de Santa Catarina, que agora conta com a sua primeira Basílica. A celebração foi conduzida pelo bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach, junto ao reitor da Basílica, padre Antonio Vander da Silva.
A cerimônia teve início com uma procissão e o hasteamento de 27 bandeiras, representando os municípios da Diocese de Criciúma, além das bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e do Vaticano. Após a execução do hino nacional brasileiro, o bispo, clérigos e autoridades caminharam até a entrada da Basílica, onde ocorreu o descerramento da placa comemorativa e a aspersão dos fiéis com água benta. “É para nós uma grande alegria. A gente não tem muitas palavras pra dizer o que isso significa, porque a obra de Deus às vezes as nossas palavras humanas são muito limitadas”, expressou Dom Jacinto, em um momento de emoção.
Dentro da Basílica, o rito de elevação prosseguiu com a entrada de 12 casais padrinhos, que levaram velas às cruzes de consagração. Logo após, o bispo saudou os presentes e leu o decreto do Papa Francisco, emitido em 17 de abril de 2024, que elevou o Santuário ao título de Basílica Menor. “Paróquia o bispo cria, santuário o bispo cria ou eleva, de acordo com a religiosidade que o povo tem naquela região. Entretanto, basílica é somente o papa que pode conceder”, explicou o padre Antonio Vander.
O título de basílica é uma honraria concedida a igrejas de grande relevância para a vida litúrgica e pastoral de uma diocese, estabelecendo um “particular vínculo com a Igreja de Roma e com o Sumo Pontífice”. O brasão do Vaticano, agora presente na porta de entrada e no altar da Basílica, simboliza essa especial ligação.
Sete anos após sua fundação, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus se tornou a primeira Basílica Menor de Santa Catarina, um marco para a religiosidade do estado. A Basílica será, sem dúvida, um ponto de peregrinação para fiéis de todo o Brasil, que buscam refletir, agradecer e se reconectar com sua fé.
Governador presente no ato
O governador Jorginho Mello esteve presente na celebração, destacando a importância do momento para o estado. “Essa honraria representa a grandiosidade dessa obra de Deus, que não só beneficia o Sul de Santa Catarina, mas todos que aqui vêm para pedir bênçãos”, comentou o governador.