João Alonso Boaz criou e desenvolveu uma serra policorte que passou pelo projeto Agentes Locais de Inovação
Balneário Rincão
Por meio do projeto do Sebrae-SC, Agentes Locais de Inovação (ALI), o empresário de Balneário Rincão, João Alonso Boaz, foi case de sucesso do programa da Rede Globo “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”. O empreendedor desenvolveu um novo tipo de serra policorte após sofrer um acidente de trabalho com uma ferramenta do tipo.
O Sebrae-SC está se preparando para dar início ao próximo ciclo do Agentes Locais de Inovação em agosto. Em fase de prospecção de novas empresas, o programa visa aumentar a produtividade e competitividade dos pequenos negócios, oferecendo soluções de baixo custo e alto impacto. Um dos casos de sucesso do ciclo anterior do ALI é o de Boaz.
Ideia após acidente
João Alonso, de 71 anos, é proprietário da Boaz Equipamentos Industriais. Ele começou sua trajetória de empreendedorismo após um acidente de trabalho. A policorte é uma serra elétrica projetada para cortar materiais altamente resistentes, como ferro, alumínio e aço. Alonso se machucou enquanto utilizava a ferramenta, o que o levou a buscar uma solução inovadora.
Ele desenvolveu o novo equipamento com dois discos, pensando em reduzir os riscos de acidentes, um problema comum no uso das serras convencionais. Para aprimorar e divulgar seu produto, o empresário contou com o apoio do ALI.
“Eu passei seis anos desenvolvendo a serra e esperando a carta patente. Nesse meio tempo, não agredi nas vendas para não infringir nenhuma patente existente,” relembrou. “O Sebrae me deu uma baita luz, me ensinou a administrar, a ver o ponto de equilíbrio, saber quanto eu tenho que vender no mês para pagar meus custos”, acrescentou o empreendedor.
A agente local de inovação Karine Cearon foi responsável por auxiliar João Alonso no desenvolvimento do seu negócio. “Identificamos que ele precisava de apoio para a divulgação do seu produto. Trabalhamos juntos no desenvolvimento de uma apresentação, conhecendo o mercado, fazendo um pitch e ajudando na parte financeira,” contou.
Sendo uma máquina com potencial de uso em todo o Brasil, o marketing foi necessário para alcançar todos os clientes potenciais. Além disso, o Sebrae-SC também auxiliou com o apoio de técnicos e engenheiros. Com as novas conquistas da empresa, Boaz espera que seu produto seja reconhecido nacionalmente.
“Eu devo muito ao Sebrae, que me ajudou a organizar toda a parte estrutural e financeira da empresa. Graças ao projeto, consegui aparecer no Pequenas Empresas & Grandes Negócios, que vai ajudar muito na divulgação e crescimento do meu produto”, agradeceu o empresário.
Agente Local de Inovação
O Projeto Agentes Locais de Inovação, que existe há mais de 12 anos, é parte do Programa Brasil Mais Produtivo, uma iniciativa do Governo Federal para aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras. Segundo o gerente Regional Sul do Sebrae-SC, João Alexandre Guze, o Brasil Mais oferece às micro, pequenas e médias empresas soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios.
“A metodologia visa a utilização de um conjunto de ferramentas que mapeia a empresa, identifica as dores e oportunidades e monta um plano de ação para implementação, aumento de produtividade, redução de custos e melhoria de desempenho,” explicou o gerente.
As inscrições para o novo ciclo do programa ALI estão abertas, e o Sebrae-SC está em busca de novas empresas interessadas em melhorar sua produtividade e competitividade. O programa oferece nove encontros entre o empresário e o agente de inovação, sendo seis encontros individuais e três coletivos, com aplicação de ferramentas de inovação e atendimento realizado na empresa, totalmente subsidiado pelo Sebrae.
As empresas interessadas podem se inscrever no site do Sebrae-SC (https://www.sebrae-sc.com.br/ali/agentes-locais-de-inovacao) ou entrar em contato pelo telefone (48) 3403-2202.