Paratleta é convocado para Seleção Brasileira

33

Gustavo Vieira Vitor, do basquete em cadeira de rodas, treina com a equipe principal do Brasil

Criciúma

O paratleta da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma/Associação Vida Ativa São José Gustavo Vieira Vitor foi convocado pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC) para participar de um período de treinamentos com a equipe principal do Brasil. O ala-armador tem 23 anos e está sendo analisado pela comissão técnica da seleção nacional para fazer parte do time que está sendo renovado, após não conseguir vaga para os Jogos Paralímpicos de 2024.

Segundo o técnico de basquete em cadeira de rodas da FME de Criciúma/Vida Ativa, Silsso Brandão, a data para apresentação do paratleta ainda não foi definida, mas deve ser no mês de setembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. “O Gustavo é muito rápido, que é uma característica importante para atacar. Também defende bem e tem um bom chute de média e longa distância. Ele está muito bem e foi chamado para passar por um período de testes, onde será verificado de perto seus fundamentos. Só depende dele permanecer na equipe”, ressalta.

Segundo Brandão, outro fator positivo do paratleta de Criciúma é a classificação funcional. Os jogadores são avaliados conforme o comprometimento físico-motor em uma escala de 1 a 4,5. Quanto maior a deficiência, menor a classe. A soma da equipe de cinco pessoas não pode ultrapassar 14 pontos. “O Gustavinho foi avaliado em 2,5, e o Brasil está necessitado de jogadores rápidos nessa faixa de classificação. Ele se encaixa perfeitamente nas características desejadas”, salienta.

O paratleta se destacou depois de participar de uma competição Sub-23, realizada em Niterói (RJ), em que a comissão técnica do Brasil, junto com o técnico principal da Seleção Brasileira, Itamar Luiz, estavam analisando os jogadores, visando a renovação da seleção principal. “Eram oito equipes do Brasil, entre elas uma seleção de clubes do Sul do país. Eu fui como auxiliar técnico e indiquei o Gustavinho para fazer parte do time. O técnico Itamar ficou encantado com a performance do menino e me pediu para treiná-lo com mais intensidade. É um jovem atleta, que mesmo com pouco tempo na modalidade, tem um potencial enorme”, enfatiza Brandão.

Gustavinho é natural de Laguna e, aos 6 anos de idade, foi atropelado por um ônibus a caminho da escola e acabou tendo as duas pernas amputadas. Antes de integrar a equipe de basquete em cadeira de rodas, competia pela FME de Criciúma/Vida Ativa no handebol. A equipe de basquete de Criciúma foi formada, aproximadamente, há um ano, e possui nove integrantes.

“A FME de Criciúma conseguiu nos fornecer um ginásio, onde podemos treinar e desenvolver as habilidades dos jogadores. O time é recente e está se estruturando, mas pretendemos competir em breve. Esse ano, ainda, já devemos jogar o Campeonato Brasileiro. Enquanto isso, estamos treinando semanalmente nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, das 19h às 22h”, relata o técnico da equipe criciumense.