Com oito pontos conquistados e vindo de três jogos sem derrota, o time goiano ocupa a 13ª colocação da tabela de classificação, com dois de vantagem para o Criciúma, em 18º

Criciúma

Buscando manter a boa fase no Campeonato Brasileiro e se distanciar cada vez mais da zona de rebaixamento, o Atlético-GO volta ao Antônio Accioly na noite desta quarta-feira (18), quando a partir das 19h, encara o encurralado Criciúma, pela 10ª rodada da competição nacional.

Com oito pontos conquistados e vindo de três jogos sem derrota, o time goiano ocupa a 13ª colocação da tabela de classificação, com dois de vantagem para o Grêmio, primeiro time no Z4, que tem a mesma pontuação do Criciúma, em 18º lugar.

No retrospecto geral entre as equipes, o Atlético leva vantagem. Em 11 confrontos, o time de Goiânia venceu seis vezes, contra três dos catarinenses e mais dois empates. A última vez que se encontraram foi na 19ª rodada da Série B de 2023, também no Antônio Accioly, quando o time da casa venceu por 3 a 1.

Dragão e dono da casa

Após vencer o Vitória fora de casa e empatar com o Corinthians em seus domínios, o Atlético-GO voltou a triunfar na última rodada, quando no Maracanã, no último minuto, virou sobre o Fluminense. Com isso, a torcida inflamou e promete casa cheia contra o Criciúma.

De olho na parte de cima da tabela, o time do centro-oeste ainda contará com o retorno do lateral-esquerdo Romão. Entretanto, Jair Ventura terá dores de cabeça para escalar a dupla de zaga. Adriano Martins recebeu o terceiro amarelo no Rio de Janeiro e está fora. Já Alix, lesionado, ainda é dúvida.

Caso Alix não esteja pronto até o duelo, Lucas Kal, Luiz Felipe e Luiz Gustavo são opções para se juntarem a Pedro Henrique na defesa. Após a vitória na última rodada, o zagueiro comentou sobre a motivação do elenco e a expectativa para encarar os catarinenses.

“A questão da motivação é acreditar no trabalho desde o início do ano, em janeiro. Eu que cheguei nessa época observei o plano de jogo, as ideias do professor (Jair Ventura). Estávamos jogando bem, então sabíamos que estávamos perto da vitória. Quarta-feira temos mais um confronto direto. Precisamos jogar bem para buscar mais uma vitória”, disse Pedro.

Tigre acuado

Do outro lado, o Criciúma chega apertado para a partida. Após um início promissor no Brasileirão, a equipe caiu de produção e acumulou três derrotas consecutivas para Cuiabá, Palmeiras e Athletico-PR. Na última rodada, o time catarinense se firmou e empatou por 2 a 2 com o Bahia, mas acumulou seu quarto jogo seguido sem vitória.

E para tentar voltar a conquistar três pontos, assim como fez diante do Vasco, fora de casa, o Criciúma deve manter a base da última partida. A única novidade no time titular deve ser o goleiro Alisson, devido ao fato de Gustavo ter sido expulso contra os baianos. Além dele, Eder, com o terceiro amarelo, também é desfalque.

O meia Fellipe Mateus, que se recupera de uma lesão no joelho, deve voltar apenas no fim de semana, contra o Botafogo. Já Felipe Vizeu segue tratando de um estiramento na posterior da coxa e está fora da partida.

Positividade

O volante Newton, que teve sua primeira oportunidade como títular do Tigre no último domingo, mantém o pensamento positivo para a partida. “Apesar de a vitória não ter vindo, fizemos uma grande partida e conseguimos pontuar, que é o mais importante na competição”, disse o atleta carvoeiro.

O jogador reconheceu o desempenho da equipe adversária nas últimas partidas pelo Brasileirão, quando, como visitante, o Atlético-GO venceu o Fluminense e empatou em casa contra o Corinthians. “Eles vêm em uma crescente boa, fizeram grandes resultados nos últimos jogos. Mas nossa proposta é sempre tentar pontuar, ainda mais fora de casa”, disse Newton. Para ele, a paralização dos jogos por causa das cheias no Sul quebrou o trabalho num bom momento.

Newton teve também os volantes Barreto e Ronald no último jogo como titulares e o esquema funcionou, avia o volante. “Para mim foi muito bom jogar nesse esquema porque nossos volantes são bem qualificados, têm bom passe e boa marcação. Conseguimos neutralizar o meio-campo do Bahia com essa proposta do Tencati”, afirmou.

Arbitragem

A arbitragem da partida entre Atlético-GO e Criciúma, pela 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, será de Alex Gomes Stefano, de 36 anos, auxiliado por Thiago Henrique Neto Correa Farinha e Daniel de Oliveira Alves Pereira. O trio é do Rio de Janeiro (RJ). Já o quarto árbitro será Emerson Ricardo de Almeida Andrade, da Bahia (BA). Na cabine do VAR estarão o árbitro Paulo Renato Moreira da Silva Coelho e o assistente Diogo Carvalho Silva, ambos do Rio de Janeiro (RJ).