Presença constante de guarda-vidas nas praias e lagoas e aumento do policiamento pretende diminuir as ocorrências na temporada
Da Redação
O governo de Santa Catarina lançou oficialmente na sexta-feira (15) um extenso pacote de ações para a Estação Verão na temporada 2023/2024. O esforço conjunto tem como objetivo organizar os trabalhos do Estado em uma temporada em que há um enorme número de visitantes e um aumento no fluxo em suas praias, resorts, parques-aquáticos e tudo que o verão pode proporcionar. A estimativa é de que 2,8 milhões de turistas de outros estados e internacionais venham para as cidades catarinenses.
Para organização dos trabalhos do Poder Público, as ações da Estação Verão estão previstas entre dezembro 2023 e março de 2024. Estão envolvidos a Polícia Científica, a Polícia Civil, os Bombeiros Militares, a Polícia Militar, a Casan, a Celesc, a Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Saúde, a Secretaria de Estado do Turismo e o Instituto de Meio Ambiente de SC.
“Estamos dando a devida atenção a nossa estação de verão, não será mais apenas uma temporada e sim uma estação fixa. São todas as forças do Estado trabalhando na maior operação do turismo nunca vista antes”, destaca o governador Jorginho Mello.
Além da ação conjunta de vários órgãos públicos estaduais, a Estação Verão conta com a participação de organizações do setor privado: como o Sebrae e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomercio-SC), tendo o objetivo de destacar o estado nacionalmente e internacionalmente nesse período.
Nas ações turísticas, um dos principais intuitos da Secretaria de Turismo (SETUR) é apresentar o estado como uma estância turística e explorar todo o potencial de Santa Catarina. Assim, durante o verão, o programa tem como objetivo mostrar mais escolhas para quem deseja explorar o turismo catarinense. Em 2023, Santa Catarina recebeu 10 premiações no evento nacional “O Melhor de Viagem e Turismo”, do Grupo Abril, o que mostra o reconhecimento atual em nível nacional e deve aumentar o número de visitantes no estado.
As estimativas para a temporada de verão de 2023/2024 preveem um aumento de 12% na população flutuante no litoral catarinense, em comparação com o verão anterior. A estimativa de fluxo aéreo terá um aumento de 10% em relação à temporada de verão anterior, com crescimento de cerca de 27% no número de passageiros nacionais e 38% nos internacionais, em comparação ao ano anterior.
Para o secretário de Turismo, Evandro Neiva, poder estudar e traçar as melhores estratégias para investir nos nossos atrativos demonstra a seriedade do governo de SC com uma das principais rodas que giram a economia catarinense, “o turismo é uma atividade econômica dinâmica e de oportunidades, que impacta na vida de diversas pessoas em diferentes níveis sociais e segmentos”, explica o secretário.
Ações das Forças de Segurança previstas para a temporada
Bombeiros Militares
Para a Operação Veraneio 2023/2024, serão empenhadas mais de 300 viaturas incluindo aviões, helicópteros, moto aquáticas, quadriciclos e embarcações. Além disso, contará com a maior mobilização da tropa da história da corporação, com 149 guarda-vidas militar, 262 alunos-soldados em estágio supervisionado e uma média de 2 mil guarda-vidas civis voluntários. Todos serão empenhados exclusivamente para atuar na Operação.
“A operação verão vem nos preparando desde outubro, vínhamos preparando os guarda-vidas em todas as praias. Serão 430 postos em todas as praias do litoral, se tornando a maior movimentação de bombeiros ou guarda-civis em toda a história dos bombeiros militares”, enfatiza o coronel do CBMSC Fabiano de Souza
Polícia Militar
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) irá atuar na Operação Veraneio, que será organizada em todo o litoral, fronteiras e rodovias estaduais. A Operação tem como objetivo reforçar o contingente policias nas áreas de maior concentração de pessoas, dando mais segurança para os turistas e catarinenses. Serão 28 municípios do litoral que terão atenção especial no período.
Desde o início do mês de dezembro a PMSC já está realizando o trabalho de Operação de Pré-Verão, ação preventiva e que ajuda a identificar pontos de maior atenção. Os eventos ao ar livre, vias gastronômicas, praias e vias de comércio são pontos de atenção e que receberão efetivo diuturnamente.
O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, reforça as ações do órgão durante a temporada. “A PMSC estará envolvida com sua corporação em todos os momentos desta temporada de verão, tão importante para o nosso Estado”.
Polícia Civil
Durante a Operação Estação Verão 2023-2024, a Polícia Civil de Santa Catarina realizará diversas ações no âmbito da segurança pública objetivando uma resposta rápida e efetiva para aqueles cidadãos que estão passando pelo Estado de SC, seja de férias, passeio ou mesmo a trabalho, e de alguma forma tenham sido vítimas de atos criminosos.
O reforço policial não será apenas para o atendimento do cidadão nos registros de ocorrências, mas também para o trabalho de investigação e outras ações específicas com o fim de levar uma pronta resposta à sociedade catarinense e seus visitantes.
“A polícia civil de Santa Catarina irá reforçar o seu contingente no litoral e nas delegacias de regiões praianas, iremos garantir o atendimento de excelência ao turista e ao catarinense”, explica o Delegado-Geral Ulisses Gabriel.
Polícia Científica
A polícia científica de Santa Catarina aumentou o seu efeito no litoral, são mais de 21 servidores por dia mobilizados durante o período da Estação Verão.
A perita-geral Andressa Boer Fronza, ressalta como a polícia científica trabalha na investigação e segurança dos turistas e catarinenses, “queremos que todos tenham um verão seguro e tranquilo, sem crimes e ocorrências, mas caso venha a acontecer, os turistas e o povo catarinense pode contar com a investigação da Polícia Científica”.