Apesar do desempenho irregular, pontuação da Seleção Brasileira é a melhor em 20 anos
Depois de muitas críticas recebidas pelo futebol apresentado nas duas primeiras partidas da Copa América, a Seleção Brasileira emplacou uma goleada de 5 a 0 sobre o Peru e fechou a fase de grupos na primeira colocação da chave A, com sete pontos somados. O Brasil não tinha uma pontuação tão boa quanto essa na fase inicial desde 1999, quando conquistou nove pontos.
Há exatos 20 anos, a Seleção disputou a Copa América sediada no Paraguai e venceu as três partidas na fase de grupos, contra Venezuela, Chile e México. Naquela edição, inclusive, o Brasil sagrou-se campeão depois de derrotar o Uruguai na final por 3 a 0, com dois gols de Rivaldo e um de Ronaldo.
Desde então, o melhor desempenho na fase de grupos não ultrapassou os seis pontos antes da edição de 2019. Com exceção do ano de 2011, no qual a Seleção empatou dois jogos e perdeu outro, o Brasil perdeu uma partida nas cinco primeiras fases das outras edições.
A única vez que a Seleção não avançou para as quartas de final foi no ano de 2016, na Copa América Centenário, sediada no Peru. Naquela edição, o Brasil empatou em 0 a 0 com o Equador, venceu o Haiti por 7 a 1 e perdeu para o Peru por 1 a 0. Depois do fim da competição, o então treinador Dunga e, logo na sequência, Tite foi anunciado como novo comandante.
A Seleção Brasileira voltará a campo amanhã, às 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, diante do Paraguai, em confronto das quartas de final.
Confrontos definidos
Além de Brasil e Paraguai, foram definidos os outros duelos da fase quartas de final da Copa América. Os comandados de Tite lideraram o Grupo A com sete pontos ganhos. Os paraguaios, por sua vez, se classificaram como terceiro colocado, com apenas dois pontos no Grupo B.
A Argentina de Lionel Messi terá pela frente a Venezuela, uma das surpresas da atual edição da Copa América. O confronto será no Maracanã, às 16h de sexta-feira. Quem avançar, pega Brasil ou Paraguai.
Vice-líder do Grupo C, o atual bicampeão Chile irá encarar a Colômbia, única a terminar a primeira fase da competição com 100%. A partida será também nesta sexta-feira, às 20h, na Arena Corinthians.
Fechando as quartas de final, o Uruguai de Cavani, Suárez e Godín vai pegar o Peru, às 16h deste sábado, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
- Amanhã
21h30 – Brasil x Paraguai – Arena do Grêmio
- Sexta-feira
16h – Venezuela x Argentina – Maracanã
20h – Colômbia x Chile – Arena Corinthians
- Sábado
16h – Uruguai x Peru – Fonte Nova