Hospital foi inaugurado em Criciúma no dia oito de novembro de 1936

Criciúma

Há 87 anos, o Hospital São José começou sua jornada com o propósito de servir à comunidade de Criciúma e região, proporcionando cuidados de saúde com amor e humanização. Hoje, celebramos não apenas a longevidade da instituição, mas também seu notável crescimento ao longo dos anos.

No coração de tudo isso, as Irmãs Escolares de Nossa Senhora (Iens), fundadoras da entidade, continuam a liderar e trabalhar pelo crescimento da instituição, que há mais de oito décadas serve com dedicação Criciúma e toda a região. O Hospital São José tem uma história de sucesso e exemplo de comprometimento, inovação e qualidade, moldando e contribuindo com a saúde de uma comunidade inteira.

Uma testemunha fundamental dessa trajetória é a Irmã Terezinha Buss, diretora financeira da entidade, que há 40 anos dedica seu conhecimento e cuidado para com as pessoas. A religiosa viu o hospital passar por desafios e conquistas e afirma que boa parte desta trajetória foi um impulso para sua vida também. “Olho o Hospital São José do futuro com grande esperança, capaz de continuar dando a resposta que a comunidade espera. Ainda mais se continuar contando com o apoio de todos. Isso nos faz querer seguir em frente, ver um futuro em que o cuidado com o próximo é nossa maior preocupação”, pontua a religiosa.

 “É preciso criatividade e muita audácia para enfrentar diariamente os desafios. O lema de nossa entidade reforça muito bem isso, Fate Bene Fratelli – façam bem irmãos, e fazer bem e com qualidade com recursos escassos, é ser comprometido no cuidado com a vida. Somos Hospital Acreditado nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que nos avalia constantemente em nossas práticas cotidianas, que geram melhorias para a segurança dos pacientes e de todos que aqui trabalham. O HSJosé é também considerado um dos mais eficientes do país após auditoria realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Tribunal de Contas. Esta auditoria tinha o objetivo de avaliar o desempenho das unidades hospitalares, e o HSJosé mostrou essa eficiência. Foi uma grande conquista e alegria, porque temos uma equipe comprometida no cuidado para com o outro. Celebrar esses 87 anos do São José nos orgulha e é motivo de ação de graças, por tudo que ao longo desses anos foi vivido e realizado na área da saúde para toda a região Sul de Santa Catarina”, pontua a diretora geral do HSJosé, Irmã Isolene Lofi.

Sustentabilidade

Atualmente, o hospital possui 100 setores e opera de maneira altamente sustentável, produzindo grande parte dos recursos utilizados internamente. Esse nível de autossuficiência é um testemunho do comprometimento da instituição com a excelência e o cuidado com seus pacientes, onde praticamente tudo o que é consumido e necessário para o bem-estar dos pacientes é realizado dentro e pelos próprios colaboradores da entidade. O hospital possui padaria própria, marcenaria, serviço de hidráulica, pintura, entre muitos outros segmentos que sustentam e formam o hospital, funcionando 24 horas por dia; tudo para beneficiar os pacientes.

A diretora geral da entidade, Irmã Isolene Lofi, aponta que o Hospital São José vem cumprindo sua missão ao longo de sua trajetória, que contém lutas, sucessos, alegrias e desafios, assim como a nogueira que, até alcançar seu ápice de produção, passa pelas intempéries do tempo.

“Muitas são as mãos que têm passado pela Instituição e contribuído para o desenvolvimento e crescimento desta obra para toda região. Como referência em alta complexidade, nossa instituição também é referência pela qualidade de seus colaboradores e médicos. Estes profissionais dedicados e altamente capacitados desempenham um papel fundamental na manutenção dos padrões de excelência. Resultado disso é o reconhecimento obtido por meio da ONA, certificada com nível de excelência pelos serviços prestados na área da saúde”, garante a diretora.

Irmã Terezinha ressalta ainda que o SUS atende a todos, mas que convênios e particulares contribuem para a sustentabilidade. Como entidade filantrópica, o crescimento precisa continuar contando com a ajuda e o apoio de todos. “Certamente que mais recursos financeiros também são necessários, sejam eles provenientes de doações e destinações, por Verbas Parlamentares, Recursos Estaduais e Federais, possibilitando o serviço atual e o crescimento sempre necessário. Nesses 87 anos de existência, muitos indivíduos generosos e dedicados ajudaram a transformar o Hospital São José em um centro de referência. Agradeço a todos e a cada um, que no pouco ou no muito, nesses 87 anos de existência, ajudaram a fazer do Hospital São José um hospital de referência”, comenta Irmã Terezinha.