Coletiva de imprensa foi realizado nesta sexta-feira para esclarecer as pendências que estão levando o hospital a fechar a maternidade

O presidente do Hospital São Donato (HSD) de Içara, Waldemar Luiz Casagrande, informou durante a coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira, que a Secretaria de Saúde do Estado não reconhece o contrato de incentivo da Maternidade, no valor de R$ 150,00, com o HSD. A informação foi repassada pelo secretário adjunto de Desenvolvimento do Estado Amândio João da Silva.
“O governo do estado dizer que não reconhece esse contrato não tem fundamento. Eu tive três reuniões com o secretário de saúde. O Estado só tem que cumprir com o que está em contrato. Nós pedimos apenas que o Estado reconheça a dívida e pague o que está previsto em contrato. A gente espera que as nossas forças políticas do Sul nos ajude” pontua o diretor do hospital, Júlio de Luca.

O Secretário de Saúde do Estado, Helton de Souza Zeferino, confirmou que o Governo do Estado não tem contrato em vigência com o Hospital São Donato. Ele explicou que no ano de 2015, devido a crise com a maternidade do São José de Criciúma foi feito um contrato de seis meses para o São Donato realizar os partos dos moradores dos municípios da região. “A cada seis meses, a Comissão Bipartite de Saúde solicitava a renovação deste contrato, mas no começo deste ano, esta solicitação não foi realizada”, disse Zeferino.

Ele explicou que a não renovação do contrato foi porque o Estado já tem um contrato em vigor com o Hospital Materno Infantil Santa Catarina, que passou a atender a população da região.

Bancada do Sul

O Prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, juntamente com vereadores e integrantes da diretoria do Hospital São Donato, também esteve na coletiva de imprensa para demonstrar apoio ao Hospital São Donato e cobrar soluções do governo do Estado em relação ao atraso de repasse de dinheiro por parte do Secretaria de Saúde de Santa Catarina à maternidade do Hospital São Donato. De acordo com o diretor do HSD, Júlio de Luca, o atraso no repasse já passa dos R$ 970 mil.

No intuito de contribuir para organizar o fluxo de caixa do hospital, o prefeito Murialdo conta que a Administração já adiantou uma parcela do repasse municipal em razão do déficit do fluxo de caixa do HSD causado pela ausência do repasse do governo estadual. “Nós pedimos que o Estado se posicione sobre o assunto para que honre o contrato com o hospital. Vamos solicitar apoio da bancada de deputados e representantes do Sul para que essa situação seja resolvida o quanto antes”, afirma o prefeito. “Nós fomos surpreendidos com essa situação e vamos mobilizar os prefeitos da região e deputados para reivindicar o cumprimento do contrato”, conclui Murialdo.

Orientação

Segundo o diretor administrativo do Hospital São Donato, Júlio De Lucca, a partir das 12 horas, de terça-feira, dia 30, as gestantes que procurarem o pronto socorro do Hospital São Donato serão orientadas a procurar o Santa Catarina, em Criciúma. “Não vamos pegar após o meio dia do dia 30, pois a gestante pode entrar em trabalho de parto no dia seguinte e não teremos mais obstetras para o atendimento”, falou De Lucca.