IPC vê Acélio liderando em Criciúma

A Rádio Som Maior divulgou ontem os dados de uma pesquisa com a intenção de votos para a eleição em Criciúma. Acélio Casagrande (PSDB), deputado mais votado da última eleição, aparece como o preferido da intenção de votos. Na pesquisa estimulada, quando o eleitor recebe uma lista de candidatos, ele tem 23,4% da intenção de votos. Ricardo Guidi (PSD) surge na segunda posição com 18,2% da preferência. Arleu (no PSDB mas vai para o PSD) aparece com 14,4% e Júlia Zanata (PL) tem 12,4% dos votos se a eleição fosse hoje. Anibal Dário (União Brasil) tem 8,6%, Paulo Ferrarezi 7% (MDB) e Arlindo Rocha (PT) tem 3,4%. Claro que ainda é muito cedo, mas há algo muito claro, também identificado na pesquisa. Em Criciúma, o apoio de Clésio Salvaro é bem mais forte do que atrelamento a Bolsonaro.

Boa notícia

A Cooperaliança deve aplicar na próxima semana um dos menores reajustes tarifários da história. O assunto será tratado nesta terça-feira em Brasília, com a presença do presidente Reginaldo de Jesus, o Dedê. A previsão feita por ele é de que para a indústria haja uma redução de 3% nos valores pagos atualmente. “Já para o consumidor residencial o aumento deve ser de 4%. Se a gente fizer uma média, a tarifa terá uma oscilação de 1,8%”, explica Dedê. A avaliação é de que esses percentuais são possíveis graças ao trabalho feito para cortar custos, modernizar a cooperativa e também pelo ingresso da empresa no mercado livre de energia, que agora começa de fato a apresentar seus efeitos. Içara é a segunda maior economia do Sul e nunca é demais lembrar que o custo da energia é um dos principais fatores levados em consideração na hora em que as empresas vão investir.

Mais polêmica

Vereadores Itamar da Silva e Geraldo Baldissera foram impedidos de entrar no CEI do bairro Marili. Foram conferir o andamento das obras de reforma da instituição, mas não tiveram acesso liberado. O assunto vai render no legislativo, já que os vereadores alegam que estavam apenas cumprindo o papel de integrantes da comissão de serviços públicos.

Polemica dois

Empresários já se mobilizam para ir ao legislativo de Içara e cobrar a votação do estudo de impacto socioambiental. O projeto já tramita no legislativo e até agora não foi analisado. Entidades organizadas não descartam chamar vereadores, prefeita e fundai para resolver o entrave.

Prêmio pela nota

Vereador Nícola Martins encaminhou proposta ao Legislativo de Criciúma para que o município estude a possibilidade de criar uma premiação para quem exige nota fiscal na hora da compra. Em entrevista à Massa FM, o parlamentar explicou que a proposta segue modelo adotado em outros estados e tem como objetivo promover uma educação fiscal, além de ampliar a arrecadação na cidade.

Data marcada

Programada para ser reinaugurada no dia 4 de novembro, a Praça do Congresso está passando pelos últimos ajustes. A informação é do secretário de infraestrutura, Tita Beloli. Em entrevista à Massa FM, ele destacou que todo o processo de revitalização está dentro do cronograma. A obra prevê a troca do petit-pavê por paver, revitalização do lago, troca de brinquedos, construção de coreto, espaço pet e outras melhorias.

Falando em inauguração

O governo de Criciúma faz na quinta-feira a entrega do Santo Agostinho Complexo de Saúde, um novo centro de referência em assistência à saúde para a comunidade. Equipes especializadas, que antes ficavam espalhadas em diferentes pontos da cidade, poderão, agora, ser encontradas em um só lugar. A solenidade acontecerá às 18h, no novo espaço, localizado na rua Luiz Pirolla de Noé, no distrito do Rio Maina.

Cidade do Idoso

Município de Içara vai ganhar em 2024 a sua Cidade do Idoso. Em entrevista à Massa FM, o secretário de assistência social Duka Zata explicou que o novo serviço vai funcionar no antigo Clube dos 50. Segundo ele, neste momento o município trabalha para reestruturar a parte física para que ela possa abrigar todos os serviços. A intenção é concentrar em um único local todos os projetos voltados para a melhor idade.

Acelera

As inscrições para o maior programa de aceleração para pequenos negócios do Brasil, o Salto Aceleradora, estão abertas em Criciúma. Durante dez semanas, os participantes poderão aprender sobre empreendedorismo, gestão e crescimento de negócios, em encontros semanais gratuitos. O programa é uma parceria entre prefeitura de Criciúma, Sebrae Santa Catarina e Impacto Hub Floripa. Interessados podem se inscrever até o dia 8 de setembro através do site da prefeitura ou diretamente na Casa do Empreendedor. O programa é voltado aos microempreendedores individuais.