Murialdo candidato?

Cresce nos bastidores da política de Içara as especulações sobre uma possível candidatura de Murialdo Gastaldon ao governo de Içara no ano que vem. Seria uma alternativa para o MDB caso Alex Michels acabe se tornando vice de Dalvania Cardoso. Murialdo não descartou e tampouco confirmou, mas deixou claro que, se isso acontecer, o MDB terá candidato. “O MDB, dependendo do comportamento do Michels e de seu partido na aproximação com o 11, terá candidato. Mas ainda acho que eles não virarão as costas para aqueles que lhes respaldaram fortemente em 2020.”

Confraternizando

O presidente da Câmara do Rincão celebrou os 59 anos em grande estilo. Na comemoração, a presença de lideranças políticas do MDB e do PSD do município, amigos e de seu grupo de apoio. PSD e MDB estarão juntos no ano que vem apoiando Luiz Laurindo como candidato a prefeito.

Equipamento

Cooperaliança quer reforçar a parceria com a segurança pública e saúde do município. “Além dos 400 mil já doados ao hospital este ano, vamos entregar mais 232 mil este mês em material para finalizar subestação da parte nova do hospital e tentar ainda comprar um jet ski novo para o corpo de bombeiros de Içara, já que o deles está bem velhinho”, afirma o presidente da cooperativa, Reginaldo de Jesus.

Fomentando os pequenos

Uma parceria entre a prefeitura de Criciúma pretende impulsionar os microempreendedores individuais de Criciúma. O projeto cria um programa de aceleração para 120 empreendedores e que irá oferecer capacitação em marketing, gestão e inovação. As inscrições no projeto seguem abertas até o dia oito de setembro e podem ser feitas através do site da prefeitura de Criciúma ou diretamente na Casa do Empreendedor no Paço Municipal.

No Sul

O secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, está cumprindo agenda na região. Segundo o coordenador regional do Deinfra, o secretário veio conferir o andamento das obras da quarta etapa do anel viário de Criciúma e também a restauração da camada asfáltica de toda a Serra do Rio do Rastro. Com relação ao Anel viário, há um entrave. Na rua João Colombo, próximo ao Parque do Imigrante, há necessidade de trincheira ou de rótula; enquanto isso não é definido, a pavimentação pode parar. Com relação à SC-445, segue a obra sem qualquer alteração no projeto. Já a SC-108 não tem previsão de retomada da obra.

Novo endereço

A Central de Serviços Funerários de Criciúma passou a operar em um novo endereço a partir desta quinta-feira. Prometendo humanizar o atendimento à população, o serviço funcionará provisoriamente na Rua Coronel Marcos Rovaris, no Centro, até a construção do Complexo Funerário, que está sendo erguido no bairro Milanese.

Entrave

A obra de duplicação da SC-108 e do contorno viário de Cocal do Sul segue sem prazo de retomada. Segundo o coordenador regional do Deinfra, a obra tem problemas com questões ambientais e também desapropriações. Em entrevista à Massa FM, Ademir Honorato lembrou que estas questões devem elevar o custo da obra em pelo menos mais 50 milhões. Segundo ele, esses entraves precisam ser superados antes da retomada.

Auxílio

O Senado aprovou a proposta que concede auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica. O projeto altera a Lei Maria da Penha e coloca esse direito entre as medidas protetivas. É o pagamento por até seis meses para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica e que precisam se afastar de casa. O texto não fala em valores, mas define que ele seja concedido por um juiz e pode ser financiado a partir de recursos da assistência social destinados aos estados e municípios.

Criminoso contumaz

O hacker Walter Delgati, que alega ter sido contratado por Carla Zambelli para fraudar as urnas eletrônicas e o sistema nacional de justiça, atacou Moro durante depoimento à CPI. “Li suas mensagens e posso dizer que o senhor é um criminoso contumaz”, disparou.