O crescimento de Içara
Dados do movimento econômico mostram que Içara atingiu o posto de segunda maior economia do sul de Santa Catarina. A cidade perde apenas para Criciúma, sua cidade-mãe. A ultrapassagem por Tubarão havia sido projetada pelo então prefeito Murialdo Gastaldon em 2020, com base nos dados da época e acabou se concretizando. O próprio Murialdo falou desse marco ontem, durante entrevista à Massa FM. Fez questão de ressaltar ações desenvolvidas ao longo de seus mandatos que contribuíram para esse momento. “A cidade se preparou desde 2013 para esse crescimento. Investiu em saúde, educação, infraestrutura e contou com a cooperativa que trabalhou para reduzir a tarifa de energia. Isso permitiu que a cidade se tornasse referência para empreendedores”, disse. Murialdo também fez críticas à atual gestão, lembrando de obras deixadas por ele. Nessa quinta-feira, Dalvania Cardoso, a prefeita, defendeu nas redes sociais que o crescimento da cidade aconteceu graças à ação dos empreendedores, minimizando a influência das ações do poder público.
Número positivo
O governador Jorginho Mello foi às redes sociais para destacar Santa Catarina como o estado mais seguro do Brasil. Os dados são do Anuário 2023 do ranking “Cidades mais Seguras do Brasil”. Dois municípios catarinenses estão no top 10 da segurança nacional: Jaraguá do Sul, em 1º, e Brusque, em 6º lugar. Quando se trata de capitais, dentre os 26 estados e o Distrito Federal, Florianópolis é a mais segura do país.
Na pauta
A Câmara de Vereadores de Criciúma discutirá o uso medicinal da cannabis. O debate, solicitado pelos membros da Comissão de Saúde, Assistência Social, Direitos Humanos, Infância e Adolescência, ocorrerá no dia 24. Segundo o vereador Júlio Kaminski, o objetivo é esclarecer a política municipal sobre o tema, crucial para pacientes que necessitam do canabidiol como tratamento.
Relatora
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal retomou as discussões sobre a revisão do regime de aposentadoria especial do Brasil. Dois Projetos de Lei Complementar (PLP) estão em tramitação. Ambos buscam adequar os requisitos para a concessão de aposentadoria em casos de atividades que prejudicam a saúde. Segundo a deputada Geovânia de Sá, se aprovado, o projeto beneficiaria trabalhadores como mineiros e ceramistas. A deputada será a relatora do projeto.
No prazo
A Secretaria de Estado da Educação (Sed) publicou o edital para cadastramento de instituições universitárias no Programa Universidade Gratuita. As mantenedoras podem cadastrar as instituições a partir de segunda-feira, 7, até 5 de setembro. Os resultados serão divulgados até 11 de setembro. Para se cadastrar, as instituições devem estar registradas e credenciadas no Mec ou no Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, ter sede e funcionar no estado de Santa Catarina, terem sido fundadas até 1988 e serem sem fins lucrativos, entre outros requisitos.