Espaço foi cedido para a Fundação Cultural de Içara pela família de Gilia Rizzieri De Luca
Içara
Içara deve ter em breve um novo museu no centro da cidade. O prédio na Rua Marcos Rovaris, número 683, já recebeu pintura para depois começar a montagem dos itens que vão fazer parte do acervo. O local foi cedido à Fundação Cultural de Içara (FCI) pela família de Gilia Rizzieri De Luca, esposa do empresário Jorge De Luca. A senhora viveu na casa até falecer aos 99 anos em 2016.
“Vamos fazer a mudança assim que terminarem a pintura, acreditamos que nos próximos dois meses possamos estar com o museu pronto. São acervos de documentos antigos, mobília, objetos históricos e também muitas coisas do saudoso Padre Bernardo Junkes”, revela a presidente da FCI, Myla Cechinel. O nome do museu ainda não foi definido, nem quantos objetos históricos vão constar no local.
Casa do Ferroviário também será reformada
Além do museu da história de Içara, o Museu Casa do Agente Ferroviário Anselmo Cargnin também deve ser reaberto. “Já temos projeto pronto, vamos restaurar o espaço e voltar a reabrir para o público”, conta Myla sobre a estrutura às margens da Ferrovia Tereza Cristina. Colaboração Luana Mazzuchello, Canal Içara.