Votação na Alesc garantiu a instituição a inclusão na fatia de 75% dos recursos para bolsas de estudos integrais aos acadêmicos
Florianópolis
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), aprovou, na tarde de ontem (11), por 38 votos a favor e dois votos contra, o projeto “Universidade Gratuita”. O programa, proposto pelo governo de Santa Catarina, irá beneficiar fundações ou associações beneficentes, como o Centro Universitário UniSatc. Em sua maior proporcionalidade, o programa beneficiará o financiamento de bolsas de estudo integrais para estudantes de universidades comunitárias e beneficentes.
“É um dia memorável para Santa Catarina pela aprovação do projeto, mas para a UniSatc mais ainda, pois vamos para outro patamar de oferta de educação, a gente consegue agora ampliar o número de bolsas e conseguimos atender ainda mais alunos de forma gratuita. Isso tem tudo a ver com a natureza que a UniSatc foi criada, com os objetivos com os quais ela luta e trabalha e esse recurso a mais vem para coroar as nossas atividades.”, afirma o reitor do Centro Universitário UniSatc, Carlos Antônio Ferreira.
A porcentagem de benefício descrita no projeto ficou em 75% dos recursos para as Universidades Comunitárias e Beneficentes e 25% para as Universidades Particulares. A UniSatc se enquadra na fatia maior da divisão. “A Satc tem um papel fundamental no apoio de projetos de trabalho e educação. Então, estamos felizes por isso, quem ganha é a Educação e a sociedade. Agora é uma nova etapa, vamos lutar para que o ensino em Santa Catarina continue sendo referência e que possamos aprimorar. Quem ganha é a sociedade”, destacou o deputado estadual, Tiago Zilli.
Ao receber as bolsas do governo, as universidades comunitárias terão que dar uma contrapartida. Mais um benefício para os estudantes. A cada quatro bolsas de estudos ofertadas pelo Governo em uma instituição de ensino superior, a universidade deverá dar mais uma bolsa gratuita, ampliando ainda mais o acesso ao ensino superior.
O que é o programa Universidade Gratuita?
O Programa Universidade Gratuita do Governo do Estado vai oferecer aos estudantes matriculados em instituições de ensino superior de Santa Catarina bolsas de estudos integrais, desde que atendam a critérios estabelecidos. Ele é um financiamento não reembolsável. A expectativa do Governo é atender pelo menos 30 mil acadêmicos em 2023, chegando a 75 mil em 2026.
Poderão se beneficiar do programa estudantes matriculados em instituições de ensino superior, desde que sejam catarinenses ou que residam no estado há pelo menos cinco anos. Também é necessário que a renda familiar seja de, no máximo, 10 salários-mínimos, entre outros critérios.