Em 18 de maio de 1924, um grupo de 52 pessoas lideradas pelo jovem Abílio Paulo, fundaram o Mampituba Foot Ball Club

Criciúma

Com uma grande história de lutas e conquistas, um dos melhores clubes do Brasil, a Sociedade Recreativa Mampituba, chegou aos 99 anos de fundação completados ontem (18). Foi em 18 de maio de 1924 que um grupo de 52 pessoas lideradas pelo jovem Abílio Paulo, fundaram o Mampituba Foot Ball Club, pioneiro no futebol do Sul catarinense.

O nome foi uma homenagem ao Rio Mampituba que divide Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Com o passar dos anos o time de futebol deixou de existir e o Mampituba virou um clube social. A diretoria promovia grandes e tradicionais festas que ganharam destaque em todo o estado, como bailes de gala e o carnaval. A sede inicial ficava localizada na Praça Nereu Ramos, em Criciúma.

“São 99 anos de muitas histórias com famílias que construíram e ainda constroem o nosso clube. A família Mampituba sempre foi muito unida desde o início liderado pelo abnegado Abílio Paulo até os dias atuais. Hoje somos um dos maiores clubes do Brasil com cerca de 2.200 sócios patrimoniais e 10 mil associados no total. Estando entre os Top 100 dos Clubes Brasileiros. No ano passado recebemos o selo ouro da Fenaclubes, ficando entre os dez melhores do Brasil”, destaca o presidente do Mampituba, Larciney Antônio Fabris.

Na década de 1970 foi iniciada as obras na sede Campestre do clube, na Rodovia SC-108. Fato que marcou um novo momento para o Mampituba. A construção, nos cerca de 50 hectares de terra, foi iniciada e projetada pelo arquiteto e presidente do clube na época, Fernando Jorge da Cunha Carneiro.

O espaço hoje conta com o Salão Social Abílio Paulo e mais sete salões. Conta, ainda, com 50 churrasqueiras; quatro campos de futebol e um de showbol; 15 quadras de beach tennis, sendo quatro cobertas; canchas de bocha e uma academia das mais modernas do país. Bem como uma das melhores estruturas de sinuca do Brasil que receberá neste ano o Campeonato Brasileiro pela terceira vez consecutiva. O salão fica localizado no Complexo Estético e Esportivo Édio Nagel, onde, também, ocorrem os atendimentos com nutricionista, fisioterapia, dermatologia e pilates.

Está iniciando no clube, também, uma nova modalidade para o Sul catarinense: o Golfe. “Onde a cada dia novos adeptos vem a praticar essa nova modalidade com orientação de um instrutor especializado”, explica o presidente.

Na sede Campestre, o clube ainda dispõe de um Complexo Aquático com sauna masculina e sauna feminina, piscina infantil, de hidroginástica e uma piscina semiolímpica. Bem como um complexo externo com piscina infantil e adulta e dois toboáguas.

Além disso, tem uma das melhores e maiores estruturas de tênis do Brasil com 15 quadras, sendo uma quadra rápida e tendo seis quadras cobertas de saibro. Por isso, o clube sediou uma etapa da Copa Davis em 2019. O Mampituba ainda foi sede, neste ano, pela oitava vez consecutiva do Banana Bowl, um dos maiores torneios infanto-juvenis de tênis do mundo que reuniu atletas de mais de 30 países.

“Temos muito orgulho de toda nossa infraestrutura que impressiona. Porém mais que isso, temos orgulho de tantas e tantas famílias que aqui tem a sua segunda casa. Que cresceram no clube e fazem o Mampituba ser o que é. Sem nossos associados e a dedicação dos nossos colaboradores, sem esse amor que todos compartilhamos por esse clube, nada disso seria possível”, destaca Larciney.

Além da sede Campestre, o Mampituba possui o NS Mampituba Lounge que fica localizado no Nações Shopping. Um espaço para os associados marcarem reuniões de trabalho, desfrutarem de um momento de descanso e um braço do clube no Shopping com atendimento de secretaria. Bem como a sede Praia, em Balneário Rincão, onde os associados podem desfrutar de sauna, sinuca, bocha, beach tennis, salão social, restaurante, entre outros.

Representando o Sul em competições nacionais e internacionais

Desde 2017, o Mampituba realiza um projeto de formação de atletas olímpicos e paralímpicos. São sete equipes de rendimento no basquete feminino, vôlei feminino, tênis, tênis de mesa, ginástica rítmica, natação e triathlon. O projeto envolve cerca de 800 atletas.

“É um orgulho para nós representarmos Criciúma e todo o Sul catarinense nas mais diversas competições a nível nacional e até internacional. São muitas as conquistas de nossos atletas em cada modalidade e isso nos deixa muito felizes. Muito mais do que atletas, queremos formar pessoas de bem e que sigam fazendo parte da família Mampituba”, comenta Larciney.

O projeto de formação de atletas é realizado em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Vigilância Radar, Unesc, Levve Ortopedia, SATC, entre outros. O vôlei feminino possui, também, o auxílio do Ministério dos Esportes do Governo Federal através da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE).

Em 2021, o Mampituba recebeu do CBC o prêmio nacional de formador de atletas no tênis de mesa, desbancando clubes tradicionais na modalidade. No mesmo ano, o clube teve pela primeira vez na história representantes nas Olimpíadas – com a velocista do atletismo, Ana Cláudia Lemos – e Paralímpiadas de Tóquio – com o técnico da equipe de tênis de mesa, Alexandre Ghizi.

Comenda Colibri neste sábado

A grande festa de comemoração do aniversário de 99 anos do Mampituba ocorre neste sábado (20), a partir das 20h, com a Comenda Colibri. Nesta edição, a festa contará com o Show Nacional de Vitor Kley. Além do Show, os participantes poderão desfrutar de um delicioso jantar preparado pelo Restaurante Siso’s e da apresentação de Teto Fernandez.

“Queremos oferecer o melhor possível para aqueles que gostam de uma boa festa. Temos muitas surpresas preparadas para quem irá festejar conosco os 99 anos do Mampituba”, convida o vice-presidente do Mampituba, Volnei João Estevam.

Os ingressos estão à venda no NS Mampituba Lounge, no Nações Shopping, na secretaria da Sede Campestre do Mampituba e online através do site Topedindo ingressos. Esta edição da Comenda Colibri conta com uma parceria entre o Mampituba e Rádio Som Maior, responsável pela organização do evento.