Previsão era aguardada e pode se repetir hoje e amanhã

Criciúma e região

A chuva forte que iniciou em Jacinto Machado ontem (23) percorreu a região Sul e chegou em Criciúma por volta das 16h30 trazendo raios e trovoadas. A previsão era aguardada e pode se repetir ainda hoje (24) e amanhã (25). Houve alagamentos pontuais, queda de árvores e falta de energia pela região.

De acordo com o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, a quantidade de chuva hoje e amanhã pode causar alagamento novamente. Hoje na região, a média da temperatura foi de 34ºC.

Laranjinha

No Bairro Laranjinha, em Criciúma, uma árvore inteira caiu sobre a pista da rua Antônio Serafim, principal via da comunidade, e causou mudança no trânsito. Houve lá também registro de destelhamentos. As ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil. De acordo com o Corpo de Bombeiros houve outras três ocorrências relacionadas às chuvas na região. Os três chamados foram para queda de árvores em Criciúma, nos bairros Mina União, Vila Macarini e Linha Batista. O temporal causou a queda de energia em 9.449 unidades consumidores segundo a Celesc. No Bairro Liberdade, parte do telhado de um posto de combustível desabou por causa do vento. Ninguém ficou ferido.

Gravatal

A forte chuva também causou queda de pontes na comunidade de São Roque, em Gravatal; onde vivem cerca de 200 famílias. Uma das pontes era de concreto e a outra de madeira. A prefeitura está estudando a colocação de uma ponte provisória para atender a população e a construção de novas pontes provisórias de madeira com recursos próprios. A prefeitura aguarda o kit de transposição da Defesa Civil do Governo do Estado de Santa Catarina, que ainda não foi instalado após cerca de 30 dias do fim da obra. O prefeito busca uma reunião urgente com o secretário-chefe da Defesa Civil para tratar do assunto.

Timbé do Sul

A Serra da Rocinha, na BR-285, em Timbé do Sul, está interditada até segunda-feira devido a deslizamentos de terra provocados pela forte chuva. A rodovia está em obras de pavimentação e os motoristas devem utilizar rotas alternativas, como a BR-116 e as RSs-110 e 020. A coordenadoria regional da Defesa Civil e o helicóptero da Polícia Civil estão avaliando a situação. Cabe ao usuário verificar as condições de tráfego dessas rodovias e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 60 21 285.