Imunizante vale para pacientes acima de 60 anos, imunossuprimidos, gestantes e puérperas
Içara
A vacina bivalente segue disponível nas 11 unidades de saúde de Içara com sala de vacina por tempo indeterminado. O imunizante é para pessoas acima de 60 anos, pacientes imunossuprimidos a partir de 12 anos, além de gestantes e puérperas. Ela é chamada de bivalente por contribuir na proteção do paciente contra duas variantes do vírus que são a sua cepa original e a mais recente ômicron. O município já aplicou 947 doses até a segunda-feira, dia 20.
“Como o frasco vem com várias doses e todas devem ser usadas no dia da abertura do frasco, é importante fazer contato com a unidade de saúde para verificar a forma de vacinação”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Graziela Macarini Zuchinalli. “A vacina faz com que o nosso sistema de defesa produza anticorpos e células de defesa que atuam contra o vírus do covid, possibilitando assim a proteção contra a doença”, acrescentou a coordenadora da atenção básica da Secretaria de Saúde Shirley Gazola.
Para receber a dose da vacina bivalente, o idoso precisa ter feito pelo menos duas doses da vacina monovalente (que estava sendo usada até o momento), sendo que a última dose deve ter sido aplicada há pelo menos quatro meses. Aqueles idosos que já receberam três ou quatro doses também podem receber a vacina bivalente, desde que a última dose aplicada também já tenha pelo menos há quatro meses.
As 11 unidades são: Primeiro de Maio, Presidente Vargas, Liri, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Elizabete, Jaqueline, Aurora, Boa Vista, Esplanada, Vila Nova e Raichaski.