Três anos de tormento
A sexta-feira, 17 de março, marcou exatos três anos do início da quarentena em Santa Catarina. Naquele dia, em 2020, o então governador Carlos Moisés determinou o fechamento de todo o comércio no estado, deixando abertos apenas os serviços essenciais. Escolas, creches, transporte coletivo, tudo parou. Foi o maior tormento da nossa história recente para enfrentar a maior crise de saúde pública do último século, talvez a maior da nossa história. Tivemos muitas perdas com a morte de grandes amigos, pessoas que marcavam o dia a dia da região. “Mas também aprendemos. Mostramos que somos resilientes, que podemos surpreender, nos superar. Também aprendemos com a pandemia, criamos inovações importantes que nos ajudam na saúde e no dia a dia. Claro que tivemos derrotas e lamentamos por elas”, argumentou o Secretário Acélio Casagrande.
Gratidão
Em entrevista à Massa, o prefeito Clésio Salvaro relembrou os momentos difíceis dos tempos de pandemia e agradeceu. “A equipe da saúde que foi incansável, salvou vidas, fez a cidade ser exemplo para o Brasil e também aos empresários e comerciantes, que resistiram, acreditaram na cidade do trabalho e ajudaram nossa economia a se recuperar rapidamente”.
Vai ter curso
Seguindo o exemplo de Içara, Nova Veneza e Morro da Fumaça, o município de Cocal do Sul firmou parceria com o Senai e vai oferecer ainda este ano cursos profissionalizantes, no primeiro momento serão oferecidos cursos de soldador e pedreiro. No próximo ano, o leque de opções vai aumentar.
Falando em Cocal
Giovana Galatto, que foi candidata a uma vaga na Alesc no ano passado, deve ser a candidata do PSDB ao governo da cidade. Ela tem o incentivo do prefeito Clésio Salvaro e de outros líderes tucanos. O que não se sabe é se ela vai para a disputa como candidata a prefeita ou compõe como vice.
Em Morro da Fumaça
O processo eleitoral também é assunto nos bastidores. No exercício do mandato neste momento, Eduardo Guollo é o preferido do PP para disputar a prefeitura no ano que vem. Ele é, na verdade, o candidato natural e isso parece praticamente definido. A dúvida é saber quem será o adversário. Com a oposição desarticulada e fragilizada, não há nenhum nome se destacando no processo neste momento.
Discreta
A direção da Cooperaliança prepara a posse da nova diretoria. O evento será no dia primeiro de abril e será discreto. A intenção é apenas marcar o início da nova gestão. Aprovada pelos associados com ampla maioria no último pleito, a gestão da Cooperaliança promete continuar inovando na gestão da cooperativa.
Posse
Tem posse também na CDL de Içara. Paulo Brígido vai para mais um mandato. Ele tem garantido que será o último. Responsável pela grande transformação do comércio de Içara nos últimos anos, ele quer preparar sucessores para reoxigenar a entidade e mantê-la cada vez mais forte e atuante.