Feira Científica e uma exposição de fotos e desenhos marcarão o aniversário
Alunos, professores e pais foram e sempre serão os protagonistas desta longa história, que será celebrada no mesmo dia em que acontecerá a Feira Científica, na Escola Básica Melchíades Bonifácio Espíndola, no Balneário Rincão. No dia em que a instituição de ensino comemora os 65 anos, o evento chega na sua 6ª edição, com a participação de 250 estudantes do Ensino Médio e do 9º do Ensino Fundamental. As atividades da feira terão início a partir das 9h30 às 12h, com o retorno à tarde, a partir das 13h30 até às 16h30.
Segundo a professora de Biologia e Física, Giovana Santos, o objetivo da Feira é incentivar a atividade científica por meio da elaboração e execução de projetos, como também promover o desenvolvimento da criatividade, capacidade inventiva e investigativa nos alunos. “Foram realizadas pesquisas que envolvem a realidade do município, especificamente a orla marítima e o incentivo à pesquisa científica”, explica Giovana.
Além de Giovana, as professoras de Ciências e Biologia, Méuca Damázio e Jéssica Bitencourt, respectivamente, foram orientadoras dos projetos. Os trabalhos foram produzidos por equipes de até cinco alunos com temas livres e variados. A exposição receberá estudantes de escolas estaduais e do município de Balneário Rincão.
Uma exposição de fotos e desenhos da trajetória ao longo destes 65 anos, também marcará aniversário da escola. A mostra também está exposta em um supermercado da cidade. A primeira comemoração aconteceu no dia 6 de abril, na 2ª Gincana da Família, onde foi servida uma torta de 45 quilos com um metro e meio de comprimento.
Um pouco de história
A escola E.E.B Melchíades Bonifácio Espíndola foi fundada no 29 de maio de 1954 e chamava-se Escola Isolada Arroio Rincão. Nesta época, havia aproximadamente 10 alunos e a comunidade pertencia à Criciúma. No início, a escola funcionava na casa do senhor Vital Mariano. A sede da escola foi construída com as madeiras da igreja. Em agosto de 1961, a escola passou a pertencer ao Estado de Santa Catarina e mudou o nome para Escola Isolada Praia do Rincão.
Com a implantação do Ensino Fundamental, houve a necessidade da construção de um espaço maior. Em 1971, com o novo espaço pronto, a escola recebeu o nome de Grupo Escolar Melchíades Bonifácio Espíndola, uma homenagem ao cidadão içarense que contribuiu para a emancipação do município de Içara.
Com as mudanças nas políticas educacionais, posteriormente, a escola passou a chamar-se Escola Básica Melchíades Bonifácio Espíndola. Durante os anos seguintes, o número de alunos foi aumentando consideravelmente e iniciou-se o processo para a implantação do 2º grau, atual Ensino Médio.
Ao completar 65 anos em 2019, a EEB Melchíades Bonifácio Espíndola possui mais de 600 alunos, 45 professores, quatro funcionários de serviços gerais, dois guardas e duas cozinheiras terceirizadas.
À frente da direção da escola há seis anos, Débora Formentin, fala que a escola cresceu muito e a equipe está sempre investindo na qualidade de ensino. “Não somente na parte pedagógica, quanto na estrutural, estamos sempre lutando e buscando recursos para oferecer o melhor aos nossos alunos”, diz.
Na parte pedagógica é oferecido aos alunos o Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA), o Projeto Leitura e Hino Nacional, Dia da Família, Feira Científica, Noite Cultural, Cosplay Literário, Julifest e Intersalas, que visam o desenvolvimento integral dos alunos.
A diretora acredita que uma escola de sucesso tem a participação da família. “Alguns anos atrás havia uma participação mínima dos pais na vida escolar dos filhos aqui na escola. Hoje, temos uma presença significativa dos pais nos eventos, reuniões pedagógicas e entrega de boletins, o que com certeza nos deixa muito feliz”, declara Débora.
Para Débora, ser diretora é um desafio diário. “Apesar de atendermos uma comunidade diversificada, conseguimos visualizar hoje, o resultado de um trabalho sério”.