Carrefour vem aí

O que era apenas uma projeção, agora está se tornando realidade. O Carrefour, rede francesa com mais de 10 mil unidades em todo o mundo, está vindo para Içara. A informação foi confirmada na manhã dessa terça-feira, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Paulo Brigido. Em entrevista à Difusora ele explicou que a instalação da unidade já foi aprovada e a expectativa é que a obra seja iniciada já neste segundo semestre. “Agora está aprovado e confirmado que o Carrefour vai instalar uma unidade em Içara. A loja deve ser inaugurada no decorrer do próximo ano e vai gerar pelo menos 250 empregos diretos”, comemora.

Combo também

Enquanto espera o Carrefour, a cidade vai ver, já nos próximos dias, o início do processo de terraplanagem para a construção do Combo Atacadista, do Giassi. “Já deveríamos ter iniciado a terraplanagem, mas a chuva impediu o início da obra”, confirma o empresário Zefiro Giassi. Segundo ele, a expectativa é que tudo esteja pronto para que a inauguração possa ser feita ainda este ano. As projeções indicam que o Combo também gere pelo menos 250 empregos diretos.

Recesso reduzido

Câmara de Vereadores de Içara aprovou projeto que reduz em 15 dias o recesso. Agora serão 45 dias de paralisação durante o fim de ano. ‘Que na prática vão se tornar 30 em função das convocações extraordinárias. Medida foi aprovada com apoio de todos os vereadores. Eles têm sido muito parceiros e facilitado meu trabalho como presidente”, afirmou o vereador Rodrigues Mendes (MDB) presidente da casa e autor do projeto.

Aproximação

Na próxima segunda-feira, vai para pauta o projeto que prevê a realização de pelo menos quatro sessões itinerantes ao longo do ano. “É uma maneira de aproximar a comunidade das nossas sessões. Vamos fazer uma na Vila Nova, outra na Boa Vista e teremos ainda encontros na Esplanada e no Presidente Vargas’, explica Sapinho. Essa aproximação entre população e políticos, aliás, foi o que mais chamou atenção de Rodrigues Mendes durante sua passagem pela cidade portuguesa de Lajes das Flores.

Sede Própria

Outra meta do legislativo para este ano é dar início à construção de uma sede própria. “Já temos um terreno. Agora vamos em busca do que é necessário para dar iniciar a obra. O prefeito já sinalizou com a possibilidade de doação de mais um terreno e usaríamos esse terreno para pagar parte da obra. Acredito que ainda este ano vamos dar um passo bem importante”.

Mais ou menos

Direção do Hospital São Donato recebeu do Estado a garantia de que o Governo irá repassar recursos via emenda do deputado Rodrigo Minotto para garantir o funcionamento da maternidade. Além dessa emenda, também virá recurso de uma lei aprovada pela Alesc que amplia o repasse para os hospitais filantrópicos. “Esses recursos eram garantidos, já eram do Hospital, então o Estado está dando esmola com o chapéu dos outros. O Hospital vai manter o serviço com seus recursos. Até o fim do ano a maternidade deve seguir aberta”, explica Júlio de Luca, diretor administrativo do São Donato.

Foco na UTI

O cenário, no entanto, não muda para os leitos de UTI que seguem fechados

Preocupação

Com praticamente um mês de pesca liberada a tainha ainda não chegou. “Na verdade, ela já está passando. O problema é que sem as condições climáticas ideais, ela passa em alto mar, em águas profundas e não encosta. Com isso, os pescadores artesanais não têm equipamento para fazer a captura”, explica o presidente da Colônia Z-33 João Picollo. Segundo ele, o cenário preocupa os pescadores que aguardavam pela tainha para engordar o caixa. “É uma pesca que movimenta a economia do Rincão e dá folego aos pescadores. Mas o cenário está preocupando. Os pescadores seguem percorrendo a praia em busca dos cardumes. Temos mais 40 dias para pescar e esperamos que o cenário mude”