Na TV, confrontos da disputa ao governo estadual reúne os oito candidatos com representação partidária no Congresso Nacional
Da Redação
Restando oito dias para o primeiro turno das eleições, os candidatos que disputam o Governo de Santa Catarina se reencontram na TV para os últimos confrontos nesta reta final de campanha. O primeiro debate está programado para este sábado. A partir das 13h25, Carlos Moisés (Republicanos), Décio Lima (PT), Esperidião Amin (PP), Gean Loureiro (União), Jorge Boeira (PDT), Jorginho Mello (PL), Odair Tramontin (Novo) e Ralf Zimmer (Pros) se encontram na NDTV para um debate previsto para durar duas horas.
O último debate está programado para terça-feira, após a Novela Pantanal. Evento será realizado pela NSC TV. Vão participar os candidatos dos partidos, de federações ou de coligações que tenham no mínimo cinco parlamentares no Congresso Nacional, conforme determina a legislação eleitoral. São eles: Carlos Moisés (Republicanos), Décio Lima (PT), Esperidião Amin (PP), Gean Loureiro (União Brasil), Jorge Boeira (PDT), Jorginho Mello (PL), Odair Tramontin (Novo) e Ralf Zimmer (Pros).
Ao todo serão quatro blocos, sendo dois com perguntas de tema livre e dois com tema determinado. As perguntas serão feitas de candidato para candidato e o último bloco ainda terá espaço para as considerações finais dos postulantes ao governo.
Em uma campanha equilibrada e com as pesquisas indicando empate técnico entre Moisés, Jorginho, Amin e Gean e ainda com chance de um eventual segundo turno para Décio Lima, a última semana deve ser de intenso corpo-a-corpo para cativar principalmente a parcela do eleitorado que ainda está indecisa.
Para à Presidência
Nesta reta final, também terá debates na televisão para a corrida presidencial. Os eventos estão marcados sábado (24) e quinta-feira (29), no SBT e na Globo, respectivamente. Neste sábado o debate e promovido por um pool de veículos de imprensa formado pelo SBT, CNN Brasil, Veja, O Estado de S.Paulo, Nova Brasil FM e o portal Terra. O evento acontece das 18h30 às 20h30 e será dividido em quatro blocos.
Quatro dias depois, na quinta-feira, será realizado o debate da Rede Globo, o último antes das eleições, em 2 de outubro. De acordo com a emissora, o encontro final entre os candidatos ao Planalto acontecerá após a exibição da novela “Pantanal”.
Os dois candidatos favoritos na corrida presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) ainda são esperados nestes encontros. Jair Bolsonaro deve ir aos dois, pelo menos é o que vem dizendo em público. Ao do SBT é garantido, mesmo sem a presença do seu principal opositor.
Ainda participam dos debates Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D’Ávila (Novo).