Com a convecção do PL finalizada ontem, haverá neste pleito nove candidaturas ao governo
Da Redação
O PSDB de Santa Catarina confirmou o apoio à candidatura do senador Esperidião Amin ao Governo do Estado. A decisão foi oficializada na noite de quinta-feira, durante encontro na Capital do Estado. Durante a reunião os tucanos também escolheram o nome do ex-senador e ex-presidente da Casan Dalírio Beber para compor como vice do Progressista. Durante a reunião da Federação, formada com o Cidadania, também foram definidos os nomes para compor a chapa proporcional. Para deputado estadual, a Federação contará com 30 candidatos; e para deputado federal, contará com 17.
Sexta-feira (5), último dia das convenções, o PL de Santa Catarina também oficializa o nome do senador Jorginho Mello. Até o fechamento da edição, o encontro ainda não havia sido encerrado, mas o PL vai ter chapa pura. Ela terá encabeça por Jorginho Mello e terá como vice a delegada aposentada de Joinville Marilise Bohen. O candidato ao senado é Jorge Seilf Jr, que foi secretário Especial da Pesca do Governo Bolsonaro.
Também até o fechamento da edição ainda não havia sido confirmado o nome do vice na Frente Democrática, que tem o petista Décio Lima como candidato ao Governo do Estado. Três nomes aparecem cotados para a função. Estão na disputa a vereadora de Chapecó Marcilei Vignatti, esposa de Cláudio Vignatti, o ex-deputado Gelson Merísio, do Solidariedade, e a representante do PSB de Içara Bia Vargas.
Com base nestes dados a disputa pelo Governo de Santa Catarina terá o seguinte cenário (lista em ordem alfabética).
Alex Alano (PSTU)
Natural de Morro da Fumaça, ele é formado em Filosofia pela Unisul e atua como professor. Será a primeira vez que Alex Alano vai disputar o governo de Santa Catarina. A vice, também do PSTU, é a professora Gabriela Santetti.
Carlos Moisés da Silva (Republicanos)
Atual governador de Santa Catarina e grande surpresa da política do Estado nos últimos anos, Carlos Moisés tem 54 anos. Bombeiro militar, professor universitário, advogado e mestre em direito constitucional, Carlos Moisés vai para a sua segunda eleição. Ele terá como candidato a vice o empresário e ex-prefeito de Joinville Udo Döhler, do MDB.
Décio Lima (PT)
Advogado, Décio Lima tem 61 anos e é o presidente do PT em Santa Catarina. Ele vai disputar o mandato de governador pela segunda vez. Décio já atuou como vereador e prefeito de Blumenau. Ele foi deputado estadual e por três mandatos, representando Santa Catarina na Câmara dos Deputados, em Brasília. O vice ainda não está definido.
Esperidião Amin (PP)
Atual senador da República, Esperidião Amin tem 74 anos e longa carreira na Política. Ele foi prefeito de Florianópolis por dois mandatos, governador de Santa Catarina por dois mandatos, já foi deputado e também já disputou a presidência da República. Ele terá como vice o tucano Dalírio Beber.
Gean Loureiro (União Brasil)
Aos 49 anos, Gean Loureiro vai disputar o Governo de Santa Catarina pela primeira vez. Formado em Direito e Administração, ele já atuou como deputado e secretário de Estado. Foi eleito para a prefeitura de Florianópolis em 2016 e reeleito no primeiro turno em 2020. Deixou o cargo em abril para concorrer ao Palácio da Agronômica. Seu vice será Eron Giordani, do PSD.
Jorge Boeira (PDT)
Natural de Vacaria, no Rio Grande do Sul, o empresário Jorge Boeira tem 66 anos. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, ele já exerceu a função de professor e por quatro mandatos representou o Sul de Santa Catarina como deputado federal. Vai para a disputa com chapa pura tendo como vice o médico Dalmo Claro de Oliveira.
Jorginho Mello (PL)
Natural da cidade catarinense de Ibicaré, Jorginho Mello tem 66 anos, e atualmente representa Santa Catarina no Senado da República. Jorginho Mello foi vereador em Herval d’Oeste e exerceu quatro mandatos como deputado estadual e por duas vezes deputado federal. Vai para a disputa com chapa pura. A vice será a delegada aposentada Marilise Bohen.
Leandro Brugnago (PCO)
Marceneiro de Oficio, Leandro Brugnago tem o ensino médio e vai disputar o cargo de governador pela primeira vez. Ele é natural da Capital do Estado e entra no processo eleitoral em uma chapa pura do Partido da Causa Operária. Terá como vice Jair Fernandes de Aguiar Ramos.
Odair Tramontin (Novo)
Formado em direito, além de especialista em direito penal e processual penal, Odair Tramontin é Promotor de Justiça em Blumenau e vai disputar um cargo eletivo pela segunda vez. A chapa também é pura e o vice é o empresário criciumense Ricardo Althoff.