Defesa civil da região esteve na rua o dia todo de ontem atualizando dados e verificando a situação
Içara e Região
O dia de ontem foi de muita apreensão na região carbonífera e deve seguir assim ainda hoje por conta da chuva continua de um ciclone extratropical que chegou na terça-feira no litoral Sul de Santa Catarina. A Defesa Civil da região esteve mobilizada na rua ontem durante todo o dia atualizando dados e verificando a situação, principalmente em beiras de rios (Veja fotos nesta e na outra página).
Em Içara, a Defesa Civil, juntamente com a Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, a equipe de Serviços Urbanos e o Gabinete fizeram o transporte dos móveis das famílias do Loteamento Vila Nova ll que solicitaram apoio. Esta localidade é uma área de risco para alagamento pelo rio que corta o bairro estar enchendo. Os móveis estão sendo colocados no Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu).
O Rio dos Porcos está controlado até o momento, porém com a previsão de chuva forte nas próximas horas a comunidade deve se manter alerta.
Os bairros Linha Frasson, Linha Anta e Rio dos Anjos possuem acúmulo de água chegando até as casas, o Governo está indo para o local para retirar os móveis ou até mesmo as famílias do local se acaso estiverem correndo risco.
Estrutura preparada para receber famílias
A Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda de Içara está mobilizada na preparação do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) no bairro Vila Nova para acolher famílias que poderão ficar desabrigadas.
Apesar de não ter nenhum caso até o momento, o risco é iminente em localidades como Loteamento Vila Nova II, Rio dos Anjos e Linha Frasson. Nas últimas 24h, foram 85mm de chuva registrados na cidade. No acumulado das últimas 48h, este índice chega a 99mm.
Escolas com aulas suspensas
A Secretaria de Educação de Içara suspendeu as aulas da Escola Paulo Rizzieri porque está chovendo dentro em alguns locais. Já o transporte escolar dos alunos do Bairro Esplanada determinou a suspensão também da Escola Hercílio Serafin. As demais escolas continuam com as aulas mantidas até o momento.
Nos municípios de Forquilhinha, Treviso, Siderópolis, Nova Veneza e Urussanga o problema é maior. Nestas cidades os rios tem mais largura e mais força, e se sair do leito, dará muito transtorno. Estes municípios suspenderam as aulas. A decisão foi tomada em conjunto com as coordenadorias da Defesa Civil.
“Toda a região está sendo afetada pelas chuvas e por este motivo decidimos, por recomendação da Defesa Civil, suspender as aulas. Vamos garantir a segurança dos alunos, pais e profissionais da educação”, comenta a secretária de Educação de Nova Veneza, Herica Felisberto.
“A região está bem comprometida devido às chuvas e alagamentos e a gente não pode colocar a segurança dos nossos estudantes e colaboradores em risco. Por isso, na tarde de hoje e amanhã o dia todo, as aulas estão suspensas. Vamos avaliar a situação no final da tarde desta quarta-feira, para ver a possibilidade de retomada das aulas na quinta. Mas, tudo dependerá desses pontos vulneráveis. Se o transporte não conseguir transitar com segurança, não vamos arriscar”, frisou a secretária de Educação de Urussanga, Janea Possamai.