HOMENAGEM ÀS MÃES

Ser Mãe é superar as próprias dificuldades, inseguranças e medos. É uma pérola que se transforma no decorrer da vida de uma mulher. É muito bom gerar um filho, e saber que àquele menino ou menina, um dia provavelmente terá seus próprios filhos.

Às vezes penso, meu Deus, como fui presenteada e só tenho a lhe agradecer, porque ser mãe é o maior presente que uma mulher recebe durante sua vida. Na voz dos poetas, há tantas palavras: Estudo é a coisa mais fina do mundo? Não é. A coisa mais fina do mundo é o sentimento.

Quando se fala de amor, as vozes de todos os deuses deixam o céu embriagado de harmonia. Será que algum poema descreveria sua mãe? Será que algum presente pagaria àquela que lhe deu a luz? Será que somos os filhos que sabem reconhecer o valor de uma mãe? Será que a mãe que ler esta crônica vai entender a minha expressão sobre o amor materno?

Faria mil perguntas e nem uma resposta obteria, porque as mães não querem respostas e nem perguntas, elas querem apenas sentir o amor vindo daquele que lhe é mais importante neste mundo, o seu filho (a).

Drummond escrevia sobre o amor, e que este tem várias faces, e que amamos porque amamos. Amor é estado de graça… Outras vezes, observo as mães que passam nas estradas, embaixo de sol ou chuva. Algumas mães meninas abraçadas aos seus filhos, ainda pequenos. Outras mães passam de mãos dadas com eles, e tudo é tão bonito e nem consigo explicar.

Outras mães vão abraçadas com as suas filhas que já cresceram, penso que já são vovós, mas os sorrisos vão longe, e as palavras mais carinhosas ficam no ar. Durante as missas, as palavras bíblicas sobre as mães, principalmente no mês de maio. Uma vez minha mãe me disse que eu poderia alcançar o céu através de uma só palavra, poderia atravessar gerações sem deixar um rastro, mas só entenderia o verdadeiro amor quando eu fosse mãe.

Naquela época eu não entendia, pois parecia que o céu ficava longe de mim, a areia apagaria meus rastros. E o amor ficava onde? O tempo passou e as respostas vieram uma atrás da outra, e a melhor resposta foi sobre o amor. O verdadeiro amor é o que sentimos por nossos filhos. Ser mãe é saber perdoar, e muitas vezes, abandonar-se pelos seus.

Ser mãe é querer substituir seu filho na doença, na tristeza e na incerteza. Ser mãe é não tentar ser tão perfeita. Ser mãe é contemplar, viajar mais em pensamentos. Sou mãe e vovó! Nossa neta Julia, quanta alegria! As vovós guardam em seus corações os sentimentos de mãe, e transfere aos netos (as) abraçando e vivendo momentos angelicais pertinho dele (a)!

Ser mãe (Dona Ilma), é assim e eu tenho esquecido de mim. De ti eu nunca me esqueço, porque teu amor infinito foi o amor mais bonito, e vive dentro de mim… Amor de Mãe é sem limite, o maior e mais forte que existe!