Eduardo vê MDB isolado
O ex-governador de Santa Catarina Eduardo Moreira detalhou ontem os motivos que o fizeram desistir da disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Além do envolvimento com as ações do BRDE, muitas delas com o foco no Sul do Estado, Moreira explicou que as questões partidárias foram decisivas. “O MDB está isolado e desorganizado. Vai terminar o processo eleitoral amargando o resultado mais uma vez. Em 2018, o então deputado Mauro Mariani batia no peito e dizia que seria candidato de qualquer jeito, contra todos. O resultado desta teimosia nós sabemos. É preciso espírito público, não basta apenas a vontade pessoal. O Antídio precisa entender isso também. Diferente das grandes articulações que o Luiz Henrique coordenava, hoje o MDB está isolado. Isolado e desorganizado, e isso pesou. Além disso há outros amigos, que sempre me foram parceiros leais e eles também querem disputar a eleição. Por isso, estou fora do processo e sigo no BRDE”.
Não se envolve
Durante entrevista à Massa FM, Eduardo também afirmou que não pretende se envolver no processo de escolha de um substituto para sua candidatura na Amrec. “Essa condução fica com o deputado Vampiro. Eu não vou me envolver, mas temos bons nomes como o do doutor Anibal Dário, o do ex-deputado Ronaldo Benedet e o do vereador Paulo Ferrarezi. A decisão, no entanto, é com o diretório local”.
A definição de Márcio
O ex-prefeito de Criciúma Márcio Búrigo acaba de oficializar sua saída do PL. Ele assina ficha na próxima segunda-feira pelo União Brasil, partido pelo qual vai tentar uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A saída de Márcio do reduto liberal começou a ser desenhada na última segunda-feira, após uma reunião ruim entre ele e o senador Jorginho Mello, que comanda o PL em Santa Catarina. Na última semana, Márcio chegou a anunciar que seguiria no 22. “Vou para uma reunião com o senador Jorginho Mello, porque precisamos aparar algumas arestas”, informou o ex-prefeito segunda pela manhã na Massa FM. Na reunião as arestas apenas aumentaram. Márcio não escondeu o desconforto com o fato de que Jorginho não teria cumprido o acordo prévio para que ele fosse o candidato único da Amrec. A partir deste ponto, a reunião ficou tensa e a relação desandou. Gean Loureiro, prefeito da capital e líder do União, reforçou o convite e Márcio aceitou. Resta saber agora se Márcio conseguirá levar com ele todo o time que montou nos últimos três anos para o PL.
Cidade irmã
O Cônsul dos Estados Unidos em Porto Alegre cumpriu agenda em Criciúma ontem. Veio à cidade pelas mãos da ADVB. Veio conhecer de perto as potencialidades da cidade e da região e a característica regional da economia de Santa Catarina. Saiu daqui com um pedido feito pelo vereador Nicola Martins. Criciúma quer encontrar uma cidade irmã na terra do Tio San. Vale lembrar que Criciúma tem pacto de amizade com a cidade italiana de Vitorio Venetto.
Arrecadação
Os números do último trimestre de 2021 nos poderes executivo e legislativo de Criciúma foram simplificados em um relatório divulgado pelo Observatório Social do município. Os destaques dos números analisados pelos voluntários do OS Criciúma ficou por conta da diminuição da devolução de verba na Câmara de Vereadores e do aumento na arrecadação do município, que ultrapassou a marca de 1 bilhão de reais, com crescimento de 5,94% em relação ao ano anterior.
A volta
Prefeito de Siderópolis Franqui Salvaro esteve ontem no estúdio da Massa FM. Aproveitou para falar dos projetos que estão sendo preparados pelo município e destacou a volta das festas na cidade. “Vamos fazer retornar com a nossa tradicional Festa do Colono. Está tudo praticamente certo só ainda não definimos a data”. O prefeito também falou sobre o pacote de obras que pretende iniciar nos próximos dias com foco principalmente na pavimentação.