Trabalhadores vão votar nova proposta apresentada pelo Siecesc

Criciúma

Em nova assembleia hoje (10), os mineiros das carboníferas do Sul catarinense podem definir pelo fim da paralisação iniciada na segunda-feira desta semana. Ontem (9), os representantes dos trabalhadores se reuniram com Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc) e formalizaram nova proposta.

“Depois de três dias de greve, nós conseguimos conversar com o Siecesc em uma mesa de negociação. Tivemos bastante avanços nas cláusulas sociais. Já a cláusula econômica ainda ficou como a gente desejava. Nesta quinta-feira vamos apresentar esta nova proposta aos trabalhadores que vão decidir se retomam a produção nas carboníferas ou não”, disse o presidente do Sindicato dos Mineiros de Criciúma, Djonatan Elias, o Piriguete.

Os detalhes da nova proposta não serão divulgados antes da assembleia, que acontecerá na sede do Sindicato dos Mineiros de Siderópolis, no bairro Rio Fiorita, a partir das 13h30. “Foi uma decisão do comando de greve passar estas informações somente na reunião. Queremos a participação do mineiro para que todos possam ter conhecimento do que foi ofertado ao trabalhador e possa votar”, completou Elias.

Antes da negociação com o Siecesc, os trabalhadores pediam vale leite no período de afastamento por doença ou por acidente de trabalho, assistência médica para o trabalhador acidentado enquanto durar o tratamento, plano de saúde com as empresas pagando uma parte, como já ocorre em uma das mineradoras, unificação do salário profissional, além de ganho real de 70% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).