Tradicional Caminhada Penitencial será na sexta-feira Santa, às 19 horas, com saída do Santuário até a Igreja Matriz

A Semana Santa também tem programação especial na Paróquia São Donato. Desde a noite de quarta-feira, após a missa da Ceia do Senhor, será feita a adoração do Santíssimo até às 12 horas da sexta-feira, que terá confissões pela manhã, enquanto às 15 horas terá a leitura da Paixão e, às 18 horas, a Caminhada Penitencial, que sairá do Santuário Sagrado Coração de Jesus até a Igreja Matriz, no centro de Içara.

No sábado, haverá a Vigília Pascal, às 19 horas. Já no domingo de Páscoa, terá missa da Ressureição às 8 horas e às 19 horas. “Para nós, a Páscoa é a data mais importante da Igreja Católica e nós celebramos a ressurreição de Cristo fazendo memória dessa data tão marcante”, afirma o padre Antoninho Rossi.

“A gente sempre faz o exercício da caminhada, com exercícios penitenciais nos 40 dias que antecedem a Páscoa, praticamos a caridade, o jejum, a oração e, em especial, pedimos a misericórdia para que o nosso coração esteja purificado e a nossa vida também, para celebrarmos com alegria a ressurreição de Cristo”, completa o padre Antoninho Rossi.

Santuário

No dia 18, às 19h30, haverá a missa do lava-pés. Após a missa, ocorrerá a adoração ao Santíssimo Sacramento até 0 horas. No dia 19, ocorrerá a Via Sacra às 6, 7, 8, 9, 10 e 11 horas. Além disso, das 7h às 12 horas, ocorrerá a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Já às 15 horas, haverá caminhada e encenação da Paixão do Senhor, que sairá da capela de Morro Bonito. Às 18 horas, haverá a caminhada do Senhor Morto, que sairá do Santuário à Igreja Matriz de São Donato.

No dia 20, haverá a Vigília Pascal, com Santa Missa às 18 horas. Já no dia 21 (Páscoa), haverá missas às 11 horas, às 15, e às 19 horas. Na missa às 19 horas, ocorre a abertura da semana em preparação da Festa da Misericórdia.

“A Semana Santa, chamada também de Semana Maior, tem por excelência que lembramos da paixão, morte e ressurreição de Cristo. A Páscoa sempre cai em lua cheia. Lembrando que o Cristo ilumina a humanidade”, conta o padre Antônio Vander.

“Sem esta ressurreição que supera tudo, não teríamos a Igreja e nem o Cristianismo sobre a Terra. O Cristianismo é fruto da ressurreição de Cristo. A partir dela, nasce a Igreja de Deus”, explica o reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus, Antônio Vander. Segundo ele, participar do Tríduo Pascal, se confessar, jejuar, participar da caminhada penitencial e viver junto à comunidade são as principais recomendações aos católicos na Semana Santa.