As melhores comidas com gosto de nada: funghi
Chef PV Show ensina a fazer risoto de funghi, um tipo de cogumelo muito usado em diversos pratos
Sabe aquele ingrediente versátil, que não é marcante, mas muita gente adora. O funghi é um deles. Eu não gosto, mas muita gente adora. O mais procurado e apreciado dos cogumelos, o porcini origina o popular funghi secchi.
Dentre as suas características está o tom marrom-avermelhado, e as notas amadeiradas em seu sabor. Ele também é muito elogiado por textura e sabor. Tamanho sucesso se reflete no preço. Ele é um dos mais caros, não só pela procura, como também pelos métodos de produção.
Risoto de funghi secchi
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de arroz para risoto, ¾ xícara (chá) de funghi seco (40 g), 1,5 litro de caldo de legumes, ½ cebola, 1 dente de alho, ½ xícara (chá) de vinho branco, 4 colheres (sopa) de manteiga, ⅓ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado, 4 ramos de salsinha, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
Modo de preparo: Numa tigela coloque o funghi, cubra com 1 xícara (chá) de água fervente e deixe hidratar por alguns minutos enquanto separa os outros ingredientes. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e pique fino a salsinha.
Sobre a jarra medidora, escorra o funghi hidratado numa peneira. Pressione delicadamente com a colher para extrair todo o líquido. Acrescente o caldo de legumes ao líquido do funghi até completar 1,5 litro – ele vai ser usado para o cozimento do risoto. Transfira os cogumelos para a tábua e corte em pedaços médios.
Coloque 2 colheres (sopa) de manteiga numa panela média e leve ao fogo médio. Quando derreter, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 4 minutos até murchar. Acrescente o funghi e o alho e mexa por 1 minuto. Junte o arroz e refogue por 2 minutos para envolver os grãos com a manteiga. Tempere com sal e pimenta a gosto – lembre-se que o caldo caseiro não leva sal.
Regue com o vinho e mexa bem até secar. Adicione 2 conchas do caldo e misture bem. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto – o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente).
Atenção: na última adição de caldo, mexa e desligue o fogo. Não deixe secar completamente, o risoto deve ficar bem úmido. Acrescente a manteiga restante, o parmesão e misture bem. Sirva a seguir com a salsinha picada.