É preferível que o cidadão faça a sua vacinação de D1 no prazo de cinco dias úteis, a partir desta quinta-feira (23)
Criciúma
A Secretaria de Saúde de Criciúma recebeu o último lote da vacina contra a Covid-19 para primeira dose e, devido à baixa procura, o município estabeleceu que as pessoas que ainda não se vacinaram devem procurar as unidades de saúde, preferivelmente, no período de cinco dias úteis, a partir de hoje (23). Criciúma tem seis mil moradores que ainda não receberam a primeira aplicação.
“Estamos com uma baixa procura na busca da primeira dose. Hoje, temos seis mil pessoas que ainda não foram se vacinar. Com as últimas doses, estamos fazendo este chamamento de cinco dias úteis para que os moradores procurem as salas de vacinação. A imunização é nossa única defesa contra esta doença e precisamos que todos façam sua parte”, ressaltou secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.
Os agentes comunitários de saúde (ACSs) farão uma busca ativa das pessoas que ainda não foram se vacinar. Aqueles que já foram vacinados em outras cidades, devem informar a unidade de saúde ou a Vigilância Epidemiológica, pelo telefone (48) 3445-8774.
Horário estendido
Hoje (23) e amanhã (24) tem horário estendido no Salão Paroquial da Santa Bárbara, até às 20h. Podem se vacinar adolescentes acima de 14 anos, e adolescentes de 12 a 13 anos com comorbidades (são necessários documentos que comprovem a comorbidade), mediante autorização dos pais e/ou responsáveis legais e pessoas acima de 18 anos que ainda não vacinaram.
Além da dose de reforço para os imunossuprimidos e idosos acima de 75 anos, que completaram o esquema vacinal há seis meses.
O calendário de vacinação da 2ª dose desta quinta (23) e sexta-feira (24) aponta: Coronavac, quem tomou a 1ª dose até 2/set (quinta) e 3/set (sexta); Astrazeneca, quem tomou a 1ª dose até 3/jul (quinta) e 4/jul (sexta); e Pfizer, quem tomou a 1ª dose até 9 de julho.