Nova presidente da Associação Empresarial de Içara destaca importância do associativismo

47

Posse de Tatiana Pavei da Silva será oficializada durante evento virtual marcado para o dia 10 de agosto

Içara

Com 25 anos completados em 2021, a Associação Empresarial de Içara reúne empresas que atuam nos mais diversos setores econômicos. Depois de um ano de incertezas devido à pandemia da Covid-19 e todos os impactos sofridos no comércio, indústria e prestação de serviços, a entidade acompanha e trabalha para contribuir com o crescimento da economia na cidade. Paralelamente, uma nova diretoria assumirá 16 cargos, durante evento virtual marcado para o dia 10 de agosto e que culminará na posse da nova presidente, Tatiana Pavei da Silva. Em entrevista ao Jornal Gazeta, a empresária destaca a importância do associativismo e traça as metas para o novo mandato.

Jornal Gazeta: Quais seus planos e projetos à frente da Acii?

Tatiana Pavei da Silva: Temos um semestre inteiro pela frente para dar continuidade ao planejamento estratégico vigente. Neste momento, o foco será a retomada das capacitações. Mas teremos também o levantamento de novas demandas, projetaremos a entidade para o futuro da cidade e estabeleceremos novas metas para o biênio 2021/2023. A participação dos associados será fundamental.

Gazeta: Içara vem registrando bons índices de geração de empregos nos últimos anos. De que forma a entidade pode colaborar para manter ou mesmo aumentar a criação de postos de trabalho na cidade?

Tatiana: Temos um banco de talentos online disponível para conectar oportunidades de trabalho e profissionais que estão em busca de espaço no mercado ou até uma recolocação. Além disso, neste ano foi lançado o Acii Indica, que também proporcionou conteúdos importantes para quem pretende ser assertivo nas oportunidades que nossa cidade possui. E nossa ação vai além, pois cada ação que fazemos está vinculada à missão de desenvolver de forma sustentável as empresas de Içara em sinergia com a região.

Gazeta: Boa parte dos empresários, não apenas de Içara, relata a dificuldade em encontrar mão de obra qualificada. Quais as principais demandas nesta área em Içara e como a Acii pode contribuir em busca de cursos de qualificação?

Tatiana: Hoje temos uma grande oferta de cursos profissionalizantes e de graduação, inclusive, em Içara. O que precisamos é conectar as demandas dos setores para a formação da mão de obra. Essa é uma bandeira que já temos e que vamos continuar trabalhando por meio das instituições de ensino e também empresas associadas.

Gazeta: Já é possível afirmar que as empresas de Içara estão se recuperando após o impacto da pandemia e das medidas de distanciamento social? Por que?

Tatiana: Nem todos os setores estão aquecidos da mesma forma, mas nossa diversidade empresarial permite que tenhamos bons números. A geração de empregos é um importante termômetro econômico. Somente no primeiro semestre, foram mil novas vagas criadas na cidade.

Gazeta: Para as empresas que ainda não se associaram à Acii, qual a importância do associativismo?

Tatiana: A Acii está aqui para defender o empreendedorismo e lutar por um ambiente que favoreça novas oportunidades para a cidade se desenvolver com sustentabilidade. Temos serviços, como cartões, cadastro de proteção ao crédito e descontos em uma rede de associados, mas nosso principal resultado está no relacionamento gerado entre os empreendedores, nas bandeiras pelo desenvolvimento local ordenado e no atendimento das demandas setoriais. Fazemos parte de uma grande rede, a Facisc, e hoje temos uma forte representatividade estadual.

Gazeta: O fato de ser mais uma mulher presidente da Acii tende a aproximar ainda mais as empresárias e a entidade? Qual a importância da participação da mulher no comando das empresas?

Tatiana: Gênero, credo, idade e/ou raça não são limitadores para a definição de cargos. Na Acii, pelo menos, vemos a liderança feminina sem distinção. É uma consequência do trabalho realizado, assim como deve ser também nas empresas. Queremos inspirar todos que tenham o espírito associativista e, neste processo de construção, torna-se natural, neste momento, que muitas mulheres sintam-se representadas por quem está na presidência. Inclusive fica aqui meu convite para que mulheres empreendedoras se aproximem da associação através do Núcleo Da Mulher Empreendedora, que é uma excelente oportunidade de fazer parte deste movimento.

Gazeta: Algumas necessidades das empresas, principalmente ligadas à infraestrutura dependem do Poder Público. De que forma a diretoria pretende trabalhar por uma aproximação entre o Executivo e a iniciativa privada?

Tatiana: Todas as demandas que necessitam do Poder Público e que chegam à Associação Empresarial já são apresentadas aos órgãos competentes. Algumas delas foram entregues ainda durante a eleição municipal com o Voz Única, outras por meio de ofício ou mesmo debatidas nas reuniões de diretoria. Esse contato já existe e é muito importante para que haja sinergia entre as demandas da cidade e as ações públicas. A Acii permanecerá aberta aos projetos que sejam positivos para a cidade e vai unir forças para torna-los realidade nas mais diferentes esferas.