Estado recebe mais 153,8 mil doses de vacina contra a Covid-19

23

Doses já foram encaminhadas aos municípios e já devem ser aplicadas neste fim de semana

Da Redação

O Governo de Santa Catarina recebeu na manhã de sexta-feira (18) duas novas remessas de doses da vacina contra a Covid-19, que juntam somam 153.810 doses. São 85.410 do laboratório Pfizer e 68.400 do laboratório Sinovac/Butantan. Com mais esses dois lotes, o estado já recebeu um total de 3.825.750 doses desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19.

As doses já foram encaminhadas para as 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVEs) das Regionais de Saúde de Santa Catarina. A distribuição que começou ainda na sexta-feira, pode atrasar em cidades mais distantes do estado.

“Estas vacinas possibilitam manter a oferta e garantir o calendário proposto e já divulgado. Mantemos nosso compromisso de distribuir em até 24 horas para os municípios. Assim, todos podem acessar essas doses e conseguimos avançar com a imunização dessa doença tão cruel e que tem trazido tanto sofrimento. Em breve teremos mais remessas e mantemos nosso calendário”, afirmou o secretário de Saúde, André Motta Ribeiro. Ele reforçou ainda a importância de que as pessoas fiquem atentas às datas da segunda dose, que é fundamental para garantir a imunização completa contra a Covid-19.

Todas da Pfizer para dose 1

Serão enviadas 34.000 doses da vacina do laboratório Sinovac/Butantan para aplicação da dose um, sendo que as demais doses vão ficar reservadas na Rede de Frio Estadual para garantir a aplicação da dose dois no intervalo recomendado, que é de 28 dias. Com relação às vacinas da Pfizer, todo o quantitativo recebido, 85.140 doses, será distribuído para aplicação da dose 1.

“Temos recebido muitos relatos de pessoas que estão escolhendo qual vacina querem tomar. Essa escolha atrasa o andamento da campanha de vacinação e faz com que pessoas que já poderiam estar imunizadas ainda estejam desprotegidas. A gente reforça que todas as vacinas aplicadas no estado são seguras e eficazes. Então, não há motivos para escolhas”, assinala o diretor da Dive-SC, João Augusto Brancher Fuck.

As vacinas recebidas serão utilizadas para dar continuidade à vacinação da população dos grupos prioritários e também para avançar na vacinação da população por faixa etária.