Inicia nesta quarta-feira a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A ação neste ano conta com algumas peculiaridades, ou seja, foi dividida em fases. A primeira etapa, entre os dias 10 e 19 de abril, terá como prioridade crianças com idade entre seis meses e seis anos incompletos; grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).
A partir de 22 de abril, até o encerramento da campanha, previsto para o dia 31 de maio, todo o público-alvo poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos (acima de 60 anos), professores de escolas públicas e privadas, doentes crônicos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
A imunização gratuita para esses grupos é disponibilizada nas unidades de saúde da rede pública que contam com sala de vacina.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Içara, Laura Maté, professores e trabalhadores da área da saúde devem apresentar documento comprovando sua função.
“E os doentes crônicos precisam estar munidos de atestado médico para receber a dose”, explica Laura, acrescentando que no município todas as unidades de saúde disponibilizarão as doses, mesmo as que não tenham sala de vacina.
De acordo com a enfermeira, as vacinas já foram distribuídas às unidades. “E a partir das 7 horas desta quarta-feira as portas estarão abertas para o início da campanha. Vale ressaltar que, além dos dias normais para o atendimento à população, o dia 4 de maio, sábado, está reservado para o Dia ‘D’, quando todas as estratégias de saúde estarão abertas das 8 às 17 horas”, informa.
Meta
Laura revela que a meta, sem computar os doentes crônicos, é imunizar 90% de cada população alvo, ou seja, 9,8 mil pessoas devem ser imunizadas em Içara.
Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, a vacina protege contra três vírus de gripe. “É feita uma verificação dos vírus que mais circularam para colocar na vacina. Este ano, estão inclusas a imunização contra o vírus H1N1, H3N2 e um tipo B”, afirma.
A secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, alerta sobre a importância de as pessoas procurarem pela vacina. “Quando se trata de saúde, a prevenção é o melhor caminho, por isso pedimos a todos que se conscientizem, procurem o local mais próximo para vacinação, evitando assim doenças que podem ser fatais”, reforça.
Quatro unidades de saúde contarão com a vacina em Balneário Rincão
Vera Lucia Leal, enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Balneário Rincão, conta que na cidade a vacinação acontecerá nas quatro unidades de saúde com salas específicas: Rincão Sul, Pedreiras, Lagoa dos Freitas e Rincão Centro. “Nesse último, durante todo o período de campanha, haverá atendimento em horário estendido, das 17 às 21 horas.”, alerta.
Com a meta de imunizar 90% do público alvo, a coordenadora declara que ações serão realizadas para atingir o maior número possível de pessoas. “Neste primeiro momento, temos um público específico a ser imunizado, mas a partir do dia 22 de abril, estaremos com um cronograma de vacinação elaborado para vacinarmos, principalmente, as crianças, das localidades de Mirassol, Chico do Poço, Condomínio Deobaldo Donato Pacheco, além dos alunos das creches, escolas municipais e estaduais”, enumera.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação em todo o país.