Anvisa suspende vacina Astrazeneca para gestantes

16

Seguindo a normativa, secretarias municipais suspenderam a aplicação desta vacina especificamente

Içara

Seguindo uma normativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Secretaria Municipal de Saúde de Içara informou ontem (11) que suspendeu a aplicação da vacina Astrazeneca para as gestantes do município. A medida vai se manter em vigor por tempo indeterminado ou até que a agência revogue a decisão. A medida não afeta a vacinação feita com a vacina Coronavac, que segue sendo utilizada em gestantes da cidade.

Ao todo, desde o dia 19 de janeiro até a última segunda-feira, dia 10, mais de 8,2 mil pessoas já haviam recebido a primeira dose da vacina, 4.026 haviam recebido a segunda dose e mais de 280 pessoas com comorbidades também já foram imunizadas.

“Visamos preservar a saúde das gestantes e de seus filhos”, disse o secretário de saúde Sandro Ressler sobre a medida. “Mas, quero tranquilizar a população, ao informar que até aqui não tivemos nenhum registro de problemas com esta vacina em nossas gestantes”, concluiu.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina também ontem optou por suspender temporariamente a vacinação contra a Covid-19 de gestantes em todo o estado. A medida surgiu como forma de precaução, após recomendação emitida pela Anvisa.

Na nota da Anvisa não se aponta nenhum caso de efeito adverso em mulheres que receberam a vacina. O caso que provocou a suspensão ocorreu no Rio de Janeiro, mas ainda não há provas sobre a relação entre o imunizante e o óbito da mulher.

A SES irá aguardar o pronunciamento oficial do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e, também, da Anvisa, para orientar as equipes sobre a continuidade da vacinação de mulheres grávidas no estado.