Valor faz parte de recursos do Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social aprovado em assembleia
Içara
A Cooperaliança entregou ontem (8) o Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (Fates), aprovado em assembleia, para a Associação de Bombeiros Comunitários de Içara. O valor de R$ 150.000,00 servirá para a auxiliar na construção da nova sede, que ficará localizada as margens da SC-445, ao lado da Polícia Militar.
A entrega do valor foi feita na obra, pelo presidente da concessionária, Reginaldo de Jesus (Dedê), o vice-presidente Paulo Silva e pelos membros do Conselho de Administração, Henrique Guglielme, Quintino Rizzieri Pavei, Cleber Luiz Oliveira e Samuel Baldissera.
“Com certeza vai ser um recurso bem empregado. Quem vai receber o serviço, que são os consumidores da cooperativa, irá sentir o reflexo das melhores condições de trabalho”, coloca o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Içara, Capitão Renan Silvério da Rosa Fernandes.
Na ocasião, o presidente Reginaldo de Jesus (Dedê), destacou a importância da doação para corporação. “Todas as instituições que ajudamos são importantes, mas participar de uma obra grandiosa e que trará tantos benefícios para a comunidade é gratificante”.
O que é o Fates?
O Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (Fates) é um fundo previsto em lei. As sociedades cooperativas são obrigadas a constituir o fundo que se destina à prestação de assistência aos associados, seus familiares e quando previsto nos estatutos, aos empregados da Cooperativa, que será constituído de no mínimo 5% (cinco por cento) das sobras líquidas apuradas no exercício resultante do ato cooperativo. No caso da Cooperaliança, o 5%, que é o mínimo exigido pela Lei n° 5.764/71, está previsto em seu estatuto social.
O valor assim estipulado fica à disposição dos associados para durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) decidir em que projetos assistenciais destinarem determinado valor.