Área do 8º BBM, iniciadas em 17 de dezembro de 2020, contemplaram as praias de Jaguaruna, Laguna, Imbituba e Garopaba
Jaguaruna
O Corpo de Bombeiros Militar encerrou a temporada da Operação Veraneio na área do 8°Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM), que compreende os municípios de Jaguaruna, Laguna, Imbituba e Garopaba. As ações terminaram no domingo (21). As operações nas áreas da região carbonífera e extremo-sul de SC continuam todos os dias: Rincão, Arroio do Silva, Gaivota, Morro dos Conventos e Passo de Torres.
A Operação Veraneio na área do 8º BBM teve início no 17 de dezembro de 2020 e nesse período atuaram cerca de 200 guarda-vidas civis e militares por dia, em 61 postos distribuídos em 36 praias. Foram empregadas seis motoaquáticas, três quadriciclos, dois botes infláveis e uma embarcação de resgate.
Agora começou a pós-temporada, com alguns postos desativados e outros ainda em serviço, mas apenas nos fins de semana. O Corpo de Bombeiros orienta a população a baixar o aplicativo Praia Segura e consultar quais praias possuem os postos ativos. Recomenda também sempre banhar-se próximo a um posto de guarda-vidas com o serviço.
Na baixa temporada, neste ano, as principais praias do 8ºBBM terão o serviço de Guarda-Vidas funcionando durante o ano inteiro, nos fins de semana e feriados. São elas: Praia do Mar Grosso, Farol e Cardoso, em Laguna; Praia da Vila e Praia do Rosa, em Imbituba; e Praia Central e Ferrugem, em Garopaba.
Principais ocorrências
- Mortes por afogamento em local guarnecido (com serviço de guarda-vidas): durante a Operação foi registrado um (um) óbito ocorrido na Praia Central de Garopaba, no dia 16 de janeiro de 2021.
- Afogamentos com recuperação: na temporada foram atendidas 10 ocorrências de afogamento com recuperação nas praias do 8ºBBM.
- Arrastamentos: são salvamentos realizados pelos guarda-vidas quando a vítima é arrastada por uma corrente, mas sem afogamento. Nesta temporada houve uma diminuição de 6%, do número de arrastamentos, em comparação com o ano anterior. Nesta temporada foram 315 arrastamentos, contra 341 na temporada 2019-2020.
- Embarcações a deriva: nessa temporada foram atendidas oito ocorrências dessa natureza.
- Ocorrências com água-viva: um dos diferenciais dessa Operação Veraneio foi a diminuição significativa do número de ocorrências de queimaduras causadas por águas-vivas. Na temporada 2019/2020 foram 8.628 ocorrências, já em 2020/2021 foram 316 ocorrências.