Sindical

A edição da medida provisória que regulamentou a contribuição sindical está trazendo impacto direto para as negociações entre trabalhadores e classe patronal. Pela MP publicada no dia 1º deste mês, está vedado o desconto em folha da contribuição sindical. “O que a medida provisória faz é puxar a orelha de todos. Há uma lei em vigor, mas ainda se usava do jeitinho brasileiro para seguir descontando do trabalhador e esperando que ele reagisse. Agora é o trabalhador que vai dizer se quer e o sindicato terá que emitir um boleto”, explica o advogado Sérgio Juchem. Segundo ele, os sindicatos terão cada vez mais que prestar serviços que justifiquem a cobrança de suas mensalidades. “Existem vários sindicatos que prestam um grande serviço às suas categorias. Eles vão ter que se esmerar cada vez mais. Esses não vão ter problema em manter suas contribuições”. A regra vale também para os sindicatos patronais.

Na Alesc

Ex-prefeito de Içara, Gentil da Luz pode assumir função de assessor da bancada do MDB na Assembleia Legislativa. Na última legislatura ele atuou com o então secretário Luiz Fernando Cardoso, hoje líder da bancada do MDB. “É uma possibilidade, mas não há nada definido”, explica Gentil.

Plano Diretor

Encontro realizado ontem no Legislativo de Içara começou a discutir o Plano Diretor. De acordo com o vereador Toninho de Mello, o objetivo é ampliar o debate e permitir que a comunidade tenha mais uma oportunidade de apresentar suas sugestões. “Vamos agora abrir um prazo para que, através do site da Câmara, as pessoas possam dar suas sugestões. Essas sugestões serão avaliadas sob o viés técnico, legal e também político. No entanto, todos vão receber resposta. Será um debate participativo até a votação”, adianta.

Subterrânea

Presidente da Cooperaliança confirmou nessa quarta-feira, durante entrevista à Difusora, que a cooperativa vai implantar rede subterrânea na orla do Balneário Rincão. “Será um investimento para coroar a obra muito bem feita que o Rincão está executando”, argumentou Reginaldo de Jesus, que também aproveitou para avaliar os primeiros dias de comando na empresa.

Desenvolvimento

Fórum das entidades de Criciúma realizou encontro em Tubarão na última semana para discutir a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional. De acordo com Donato Moro, a expectativa é que no próximo encontro já se elabore um documento para encaminhar ao governo pedindo a criação do plano, apontado como fundamental para que o Sul consiga retomar o desenvolvimento

Gasolina

Petrobras reajusta hoje, nas refinarias, o preço da gasolina em mais 0,9%. É o terceiro aumento consecutivo. Ao longo do ano a gasolina já acumula alta de mais de 14%. O aumento autorizado na semana passada já chegou ao bolso do consumidor. Na média, a gasolina está sendo vendida a R$ 4,17. Até é possível encontrar mais barato, mas você terá que rodar um bocado.

Unificada

Deputado Rogério Peninha Mendonça apresentou projeto de emenda à Constituição para unificar o processo eleitoral no Brasil. “Minha intenção é fazer com que os prefeitos tenham seus mandatos estendidos por dois anos e em 2022 façamos uma eleição unificada. Proposta estabelece ainda mandato de cinco anos e sem direito à reeleição. Tenho convicção que essa é uma proposta que a população aprova”, argumenta o parlamentar. Entre as justificativas apresentadas por Peninha estão os gastos. “Na eleição do ano passado foram gastos R$ 900 milhões em função da logística que envolve todo o processo e isso precisa acabar, porque de dois em dois anos o país para por conta das eleições”.