Campanha de vacinação está abaixo da expectativa em Criciúma

30

Das mais de 19 mil crianças, município conseguiu atingir apenas 32% da meta a ser cumprida

Criciúma, Içara e Rincão

A campanha de vacinação contra a poliomielite e a multivacinação em Criciúma teve o Dia D no sábado (27). A campanha começou no dia 1º de outubro e segue até o dia 30 de outubro. Das mais de 10 mil crianças a serem vacinadas, o município imunizou até o momento apenas 3.461, atingindo um percentual de 32%. No sábado foram vacinadas 1.350 crianças, ficando dentro do esperado, porém os primeiros dias ficaram muito abaixo do que a equipe de saúde havia programado.

A responsável pela Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Kelly Barp Zanette, Criciúma não apresenta falta de vacina e todas as salas de vacinação do município estão abertas das 8h às 17 horas, faltando apenas que os pais levem os filhos para fazer a vacina. “Neste tempo de pandemia, as crianças estão em casa e as salas são usadas exclusivamente para as vacinas sem o risco de ter passado algum paciente sintomático, então convocamos os pais para que tragam seus filhos até nas unidades de saúde”, convoca Kelly.

Segundo ela, os pais precisam saber de suas responsabilidades, já que as crianças não podem ir sozinhas. Ela aponta até negligência dos adultos que não levarem as crianças, pois no Estatuto da Criança e do Adolescente consta que toda criança tem direito a proteção e fazer a vacina a estará protegendo de uma doença que pode trazer sérias consequências para as vidas destas crianças.

Para tentar atingir a meta, que é acima dos 90%, a equipe de saúde deve elaborar outras estratégias e continuar conclamando que os pais assumam a responsabilidade de levar o filho para vacinar. Kelly aponta que nas unidades de saúde mais afastadas do Centro, a secretaria poderá adotar a vacinação nas casas das crianças, com um veículo ficando a disposição para fazer o transporte da equipe. “Precisamos de todas as formas buscar atingir a meta e para isso queremos a colaboração de todos”, ressalta.

A profissional aponta que na questão da multivacinação, a movimentação foi boa com os pais levando as crianças maiores para conferir qual estava atrasada. “Várias crianças que foram até a unidade estavam com a carteirinha em dia e as que faltavam algumas delas foram colocadas em dia. Outras já estava na idade de tomar determinada dose”, explica.

Índices melhores

Se os índices são preocupantes em Criciúma, a situação de Içara é diferente. Somente no sábado foram imunizadas 483 crianças, chegando a um total de 1.343 vacinas aplicadas até o momento na campanha. Içara já atingiu mais de 80% da meta e espera chegar aos 95% proposto pelo Ministério da Saúde até o dia 30 de outubro.

Também Balneário Rincão trabalha para conseguir a meta. O município registrou movimento no sábado em todas as unidades de saúde, que ficaram abertas das 8h às 17 horas. Somente na unidade do bairro Pedreiras foram vacinadas 70 crianças. No total Balneário Rincão tem a meta de vacinar 470 crianças e até o momento está próximo de atingir 50% da meta.