Casa Rosa tem inauguração marcada para dezembro

290

Nova estrutura irá abrigar a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Bercinho do Amor e a Associação Amigas do Peito de Içara (Ampi)

Içara

No mês de prevenção ao câncer de mama, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara voltou a fazer os atendimentos que estavam suspensos desde o mês de março com a pandemia do novo coronavírus. São feitos no local exames de preventivo e o diagnóstico de câncer de mama. A Rede também trabalha para a entrega da obra da Casa Rosa para o mês de dezembro, quando e onde passarão a funcionar todos os trabalhos Rede Feminina de Combate ao Câncer, Bercinho do Amor e a Associação Amigas do Peito de Içara (Ampi).

Segundo a presidente voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara, Andrea Cristina Pavei Soares, a obra física da Casa Rosa está quase que 100% concluída, faltando ainda alguns detalhes como a colocação do elevador e de alguns materiais elétricos. Mas para colocar em funcionamento, ainda está faltando a mobília. Campanhas de arrecadação para a compra destes materiais estão sendo feitas. “Vamos conseguir entregar em dezembro”, garante Andrea.

Para ajudar na busca dos recursos, a Transportadora Natal criou uma ação em prol da Rede Feminina. A empresa plotou em rosa um caminhão de sua frota, que está sendo pilotado por motoristas mulheres e irá rodar o Brasil inteiro incentivando a doação em uma vakinha online criada exclusivamente para a campanha. O valor arrecadado será destinado 100% à Casa Rosa. Além do próprio caminhão, a transportadora produziu uma música para a campanha, interpretada por músicos que fazem parte da diretoria da Transportes Natal, com o propósito de engajar toda a classe caminhoneira sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

Trabalho desenvolvido

Devido a pandemia do novo coronavírus, a Rede Feminina de Combate ao Câncer neste ano não promoveu palestra, mesmo sendo procurada por diversas empresas. A instituição procurou trabalhar a prevenção fazendo vídeos para que fossem usados pelas empresas interessadas e também fez a entrega de material impresso, para que essas empresas entregassem para seus funcionários.

Segundo Andrea, a incidência do câncer de mama está muito alta no Brasil, sendo diagnosticado 66.000 novos casos por ano. Segundo o levantamento, uma para cada 12 mulheres desenvolve o câncer de mama. Outro dado preocupante é que para cada 100 mulheres diagnosticadas com algum tipo de câncer, 22 são de mama. Se a doença for diagnosticada precocemente, a chance de cura é de 95%.

Sempre que defendem a prevenção do câncer de mama, as voluntárias da Rede Feminina costumam fazer alguns questionamentos direcionados às mulheres, consideradas perguntas que salvam como: você tem observado sua mama? Você já marcou o seu exame anual? E, você conhece os fatores de risco?

Emenda parlamentar

Uma emenda parlamentar ao Orçamento de 2021, no valor de R$ 200 mil, será apresentada pela deputada estadual Ada Faraco de Luca (MDB) para a compra de equipamentos eletroeletrônicos pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara. O anúncio foi feito na sexta-feira (16), pela chefe do gabinete de Ada, Karina Canto Bittencourt, à presidente da entidade, Andréa Cristina Pavei Soares. Os materiais serão instalados na Casa Rosa, nova sede da rede, que está em fase final de construção.

“As ações em amparo e defesa da mulher, assim como o voluntariado, são bandeiras defendidas pela deputada Ada, que parabeniza a Rede Feminina de Combate ao Câncer pelo atendimento diferenciado que oferece às içarenses e pela conclusão das obras da Casa Rosa”, afirmou Karina.

“Esse apoio da deputada é fundamental. Nós não temos nada de equipamentos eletroeletrônicos, a partir de agora, nós podemos considerar que vamos ter todos os equipamentos”, afirmou Andréa, presidente da instituição, que recebeu Karina em Içara. “Nós vamos conseguir oferecer à população um privilégio que é de poucos, mantendo a resolutividade que a Rede Feminina tem, com o melhor atendimento no menor tempo possível”, acrescentou Andréa.