Setembro

Quando apreciamos as belezas das flores nas manhãs de setembro, começamos a esquecer o frio invadindo nossas casas e nossos corpos enrolados nos casacos que nos aquecem. As mulheres já querem tirar as roupas (não querem ficar nuas), mas desejam sentir nos corpos a leveza dos tecidos coloridos! E nas ruas embelezadas pelas rosas observem os sorrisos, a bondade e a alegria dos filhos de Deus.

Leia um “Hemingway de boa safra” e encontre toques de humor, vigorosos diálogos e ação. A leitura é fascinante! Então relembro minhas leituras das noites de setembro/2015: O Verão Perigoso (Ernest Hemingway) O Urso (Faulkner), Juventude (Joseph Conrad), O Velho que acordou menino (Rubem Alves) e Lavoura Poética (Artemio Zanon).

O sentimento com alma de pescador toma conta “da gente” e invadimos um mar ou uma lagoa. Imaginamos ou conseguimos ver os peixes nas águas e pássaros cantando no ar. E nossos corações? Ah, uma alegria inexplicável… Eis a melodia da brisa e lá longe os marinheiros.

Setembro lembra nossos antigos estudos:  o amor de Camões “Amor é fogo que arde sem se ver”, Dom Casmurro de Machado de Assis e Romeu e Julieta de Shakespeare. Leia e se transforme num mago capaz de adotar nos livros truques extraordinários de Balzac, artifícios de Flaubert, Tolstoi e Dickens e assim não ficará mergulhando nos limbos.

Os cenários das cidades e das praias transmitem serenidade e ternura. Os raios de sol entram pelas janelas das casas e alegram as mulheres abandonadas ou esquecidas. Então triste mulher, busque a felicidade, e coloque no lixo as tristezas… Chame um anjo e receberá do céu sua magnífica imaginação.

Içara nas manhãs de setembro transmite aos catarinenses a sua riqueza: divinos trabalhos, deliciosos alimentos e belas lojas no Pavei Center que embelezam homens e mulheres!

E quanto aos políticos? Escolha os merecedores e caia fora dos partidos vagabundos. Escolha o ser humano que quer lutar pela saúde, educação e fortalecimento do país. Acredito que há homens bons na política, selecione com sabedoria!

Setembro lindo e lá longe o sol vitorioso e os raios com fio de ouro descem até nossos corpos… Meu Deus cuide de nós!