Ainda hoje deve ocorrer ventos fortes na região carbonífera, segundo meteorologia

Criciúma, Içara e Região

Um temporal com ventos fortes atingiu ontem o Rio Grande do Sul e adentrou Santa Catarina pela região Oeste muito fortemente e pela região Sul, mais moderadamente. Mesmo assim fez estragos por onde passou. Os temporais foram registrados em todas as regiões e provocaram três mortes, segundo levantamento do Corpo de Bombeiros Militar de SC até as 18h.

Uma idosa de 78 anos faleceu em Chapecó atingida por uma árvore. Um homem, em Santo Amaro da Imperatriz, foi atingido por fios de alta tensão. Em Tijucas, a Força-Tarefa 13 foi acionada para uma ocorrência de Busca e Resgate em Estrutura Colapsada (BREC), com registro de um óbito, além de uma pessoa que segue desaparecida.

O temporal que atingiu o estado deixou 1,3 milhão de unidades consumidoras sem energia, segundo informou o chefe da divisão técnica do Núcleo Sul da Celesc, Zulnei Casagrande. Na macrorregião de Criciúma cerca de 6 mil unidades ficaram sem energia. Já a macrorregião de Tubarão foram 60 mil unidades sem energia elétrica, sendo que a maioria foi em Laguna e Garopaba.

Árvore cai na rede elétrica

O vento foi suficiente para derrubar um poste na subida do Morro Cechinel em Criciúma, o que deixou 2,9 mil unidades consumidoras sem energia na cidade. O problema afetou principalmente a região dos hospitais.

A Defesa Civil de Criciúma informou que a queda de árvore na rua Honório Búrigo, acesso ao Morro Cechinel, afetou a rede elétrica e a via foi interditada. Também houve queda de árvore no outro acesso ao Morro Cechinel e atrás da Policlínica do Rio Maina, comprometendo o trânsito nestes locais.

No Estado

As equipes do Governo do Estado, em especial o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e a Defesa Civil (DC), atendem à população catarinense afetada pelos fortes ventos e chuvas. O governador lamentou em nota nas redes sociais as mortes e prestou solidariedade às famílias e amigos das vítimas.

O levantamento das Coordenadorias Regionais da Defesa Civil (COREDEC) indicava 25 municípios atingidos no Estado. Conforme a Defesa Civil, os ventos chegaram a 120km/hora no Morro da Igreja, na Serra, e 11km/hora em Tangará, no Meio-Oeste catarinense, de acordo com boletim das 15h.

Todos os batalhões do CBMSC foram acionados. Uma das regiões mais atingidas foi o Oeste e os principais registros recebidos pela corporação foram queda de árvore e destelhamento. Por volta das 16h45min, quase metade das unidades consumidoras da Celesc estavam sem energia elétrica no estado. Equipes da estatal trabalhavam para retomar o serviço.