Andamos para trás

O coronavírus lamentavelmente nos fez andar para trás. Não só na economia, não só na geração de empregos, mas nos apequenamos como seres humanos. Uma pena porque historicamente o ser humano se supera nas adversidades, renasce, reaprende. Esse afastamento que nos obriga a deixar de lado o abraço fraternal, o aperto de mão no amigo, o colo dos pais e dos avós deveria instigar nossa mente a repensar a importância da relação humana. Estamos mais solidários, é verdade, e isso é um alento. O que preocupa e incomoda é a reação de parte considerável da sociedade que tem aproveitado a crise para disseminar o ódio e ampliar a divisão entre esquerda e direita, bons e maus, capital e trabalho. Nos tornamos especialistas em um vírus que o mundo ainda desconhece, surgiram PHDs de um medicamento que 90% população nunca tinha ouvido falar. Para piorar este cenário, vivemos em um Brasil de uma total carência de líderes, de alguém que com sobriedade nos possa indicar um caminho. Tomara que a pandemia termine logo, tomara que em breve possamos voltar as ruas e parques e tomara que quando isso acontecer esse Brasil dividido ao meio entenda que está todo no mesmo barco. Tomara que a hora que a janela for reaberta essa parcela que resolveu pregar o ódio (e me refiro aos dois lados) possa entender que ninguém precisa pensar igual, mas que todos precisam respeitar a pluralidade que sempre foi o diferencial deste país.

Adeus ao Mo

A vida noturna da região perdeu ontem um dos seus ícones. Valmor Jose da Silva, o Mo, transformou a casa do Rock em uma grife. Foi de longe a casa mais badalada nos anos de 1990. Muitas gerações tiveram ali os seus primeiros encontros, os primeiros amores e também seus dissabores. Mo estava mexendo no telhado, caiu e acabou morrendo. Pêsames a família e aos amigos.

Terceira etapa

Projeto Superação abriu ontem em Içara a sua terceira etapa. O projeto repassa vale-compras para que as famílias em vulnerabilidade social e garante comida na mesa durante este período de crise, que afetou duramente quem mais precisa.

Enquanto isso

Jornal valor econômico publicou na edição de ontem que um terço das famílias das classes A e B, as mais ricas, fizeram pedido de auxílio emergencial. O que mais chama atenção nessa informação é que 69% das pessoas que fizeram esse pedido, que entraram na fila dos 600 reais, acabou sendo contemplada. Isso significa que 3,89 milhões de famílias mais ricas têm algum integrante recebendo a ajuda criada para apoiar trabalhadores pobres na pandemia.

Segundo carro

Associação Beneficente de Apoio aos Autistas de Içara, a ABAA, vai receber nesta quinta-feira um carro que será doado pelo legislativo de Içara. É a segunda doação feita neste sentido. Segundo presidente da Câmara Rodrigues Mendes o veículo vai ajudar a entidade na manutenção dos seus serviços.

Tucanos

Deputada Federal Geovania de Sá cumpriu agenda ontem em Içara. Ela abonou a ficha de filiação de quase 500 novos tucanos que chegaram ao ninho. Estavam presentes o ex-deputado estadual Doia Guglielmi e os vereadores Valdelir Da Rolt e Márcio Dalmolin.

Ensino domiciliar

Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou na Comissão de Constituição e Justiça uma proposta para criar regras para o ensino domiciliar em Santa Catarina. Esse tema está em debate em Brasília, ainda carece de manifestação do Supremo, mas os deputados por aqui querem acelerar o processo. Esse modelo é comum em muitos países e, claro, querem implantar a moda aqui. Cada um educa o filho como entende melhor, mas sinceramente, passada a pandemia, o número de adeptos vai cair consideravelmente. Primeiro porque os pais estão se mostrando inaptos para auxiliar nas atividades mais básicas. Estão tendo dificuldades para mediar um conteúdo ofertado pelos professores. Se tem algo positivo nessa paralisação das atividades nos colégios é o fato de que muitos pais vão finalmente entender a importância do professor. E cá para nós, respeito as opiniões diferentes, mas nada substitui o ambiente escolar.

Isenção

Vereador Alex Michels (PSD) protocolou na terça-feira, 2 de junho, na Câmara de Içara, um requerimento para e envio de expediente solicitando à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e ao Governo do Estado a proposta de isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de energia elétrica aos hospitais  filantrópicos.  Segundo Michels, a indicação vai ao encontro do momento que se vive e toda dificuldade que se observa no âmbito da saúde pública nos municípios. “Vale ressaltar que, dentro do custo mensal de energia elétrica destas unidades hospitalares, cerca de 25% é ICMS”, colocou ele, que reforçou a importância de tal ação para auxiliar em meio a pandemia.

Vai andar

Projeto que prevê refinanciamento de tributos federais deverá tramitar em regime de urgência Deputado Ricardo Guidi conseguiu superar as 257 assinaturas necessárias para o requerimento que pede urgência na votação.