Mais de 6 mil vagas

Maio não foi um grande mês para a geração de emprego na Região Carbonífera, mas, se olharmos para os cinco primeiros meses do ano, teremos sim motivos para comemorar. Foram mais de 6 mil vagas geradas nas 12 cidades da Amrec. O destaque ficou para Criciúma, Içara e Morro da Fumaça, mas todas as cidades tiveram saldo positivo. Um bom indicativo de que a nossa economia pode seguir reagindo e consiga terminar 2021 com saldo ainda mais promissor. Na soma dos 12 municípios, entre janeiro e maio foram adicionados 6.054 empregos com carteira assinada, 1.580 postos a mais do que o acumulado nos 12 meses de 2020. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados ontem (1º) pelo Ministério da Economia. “Acompanhamos atentamente os números do Caged porque estão entre os principais indicadores da economia. O aumento no número de empregos gerados confirma a recuperação em diferentes setores e mantém o otimismo de um bom desempenho econômico ao longo do ano. Hoje, a Acic possui em seu Banco de Talentos mais de 800 vagas de trabalho disponíveis”, considera o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin.

Qualificando

Município de Morro da Fumaça ativou nesta semana a parceria com o Senai. As carretas do Senai Escola estão na cidade e vão seguir em Morro da Fumaça pelos próximos três meses. O objetivo é qualificar a mão de obra da cidade para permitir que eles encontrem espaço no mercado de trabalho. “Ouvimos as pessoas que movimentam a nossa economia e foram os próprios empresários que escolheram estes cursos. Estamos cada vez mais avançando no desenvolvimento para tornar Morro da Fumaça uma referência em crescimento e qualidade de vida. Estamos finalizando nossa área industrial, trouxemos um polo da Acic e estamos criando nosso Conselho de Desenvolvimento. Terminamos um primeiro semestre com saldo positivo na geração de emprego, mas vamos avançar muito ainda e estamos trabalhando neste caminho”, ressalta o vice-prefeito Eduardo Guollo.

No cargo

Reitora Luciane Cereta e o vice Daniel Preve foram oficialmente empossados nesta quarta-feira para mais um mandato frente a Unesc. Durante a cerimônia a reitora destacou que o desafio é manter o diálogo e seguir avançando no desenvolvimento da instituição e no desafio de ajudar no desenvolvimento do Sul de Santa Catarina.

Outro

Deputado que também aproveitou a semana para anunciar mudança de partido foi o deputado Kenedy Nunes. Vai deixar o PP para se filiar ao PTB. Decisão já está tomada.

Grana extra

Os servidores municipais de Morro da Fumaça receberão 50% do 13º salário neste sábado (3). Pela legislação, o benefício deve ser pago no final do ano, porém, mais uma vez, as ações de economia feitas pela Administração Municipal tornam possível o adiantamento.

Planejamento

Prefeito Clésio Salvaro disse ontem, durante entrevista à Massa FM, que o município de Criciúma vive um grande momento com transparência, obras e recursos para seguir investindo na cidade. “Nossa torcida é para que a vacinação seja logo concluída e a gente possa voltar ao ritmo normal. Tentamos comprar vacina para acelerar o processo, mas infelizmente não temos autorização para isso. De todo modo a previsão é de um segundo semestre positivo.