O enfraquecimento da Amrec

Uma reunião nesta sexta-feira, programada para a prefeitura de Criciúma, vai discutir o enfraquecimento político da Amrec. A decisão de programar o encontro foi tomada pelo prefeito Clésio Salvaro, depois de ser informado que o governador Carlos Moisés quer levar a regional da Celesc para Tubarão. “Ficaremos subordinados a Tubarão. Isso não tem lógica”, reclama o prefeito. E ele está certo. Não é bairrismo não, é questão de lógica. Criciúma tem, das 18 regionais de Santa Catarina, a regional da Celesc mais eficiente. A de Tubarão, por outro lado, é a pior delas.  A regional de Criciúma fatura o dobro da de Tubarão e, como se não bastasse, Criciúma é referência regional, a maior cidade entre Florianópolis e Porto Alegre. Sem representatividade no governo e, por ora, sem uma atuação mais firme dos nossos parlamentares, é hora dos prefeitos e empresários da região se unirem e mostrarem a Moisés a força da Amrec.

Órfãos

Com apenas 40 dias de governo, já é nítida a falta que faz a região não ter alguém no Executivo. A região passou os últimos 12 anos fazendo parte ativamente do governo catarinense e esse período fez a região evoluir, subir alguns degraus. Claro que o ideal seria ter um governador. As lideranças entenderam isso, se mobilizaram neste sentido, mas a população não. Comprou-se a ideia de que os que por lá estavam nada fizeram ao longo da última década. Aí faltou respaldo às principais lideranças do Sul e agora vai ser preciso muito trabalho para não andarmos para trás.

Bandeiras estacionadas

Pautas prioritárias da Região Carbonífera, o Plano de Desenvolvimento Econômico e o Centro de Inovação seguem sem novidade. De acordo com o presidente da ACIC, Moacir Dagostin, os projetos seguem estacionados desde 2018. “Os encaminhamentos realizados no ano passado foram os últimos. O assunto não evoluiu e isso nos preocupa. Nossa região é a única ainda não contemplada com o Centro de Inovação. Outro tema que parou é o do Plano do Desenvolvimento Econômico. Esse projeto já tem dinheiro assegurado. É uma ação que vai nos dar um norte de desenvolvimento e precisa sair do papel para que o Sul recupere o terreno perdido”. Dagostin afirma que já tentou uma audiência com o governador para discutir o assunto, mas até o momento não teve sucesso. “Consegui uma reunião com o Lucas Esmeraldino (secretário de Desenvolvimento Econômico), mas ele desmarcou. Vamos usar os nossos deputados para que essas bandeiras possam se tornar realidade”.

Mais pontos

A carteira de habilitação pode ter o limite de pontos aumentado. Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados quer fazer mudanças no Código de Trânsito Brasileiro. A ideia é que o limite aceito para a cassação da CNH passe dos 20 para os 50 pontos. A proposta tem ainda outras mudanças, como a reversão de multas e redução no número de pontos.

Crise no governo

Com o filho do homem, que é vereador no Rio, chamando o ministro e ex-presidente do PSL de mentiroso, o Governo de Bolsonaro vai vivendo sua primeira crise interna. Gustavo Bebianno já disse que não vai pedir para sair. O PSL está sendo investigado por criar um verdadeiro laranjal de pseudocandidatos. Em Pernambuco, há suspeita de que recursos do Fundo Partidário tenham sido direcionados a integrantes do partido. Membro da executiva estadual do PSL em Pernambuco, dono de gráfica que nunca participou de campanha, recebeu R$ 1,2 milhão, mas afirma que, no momento, não pode provar que fez o serviço. Ministro Sérgio Moro já avisou que caso será investigado pela Polícia Federal.

A praça

Bairro Demboski vai ganhar em breve a tão aguardada praça da comunidade. O processo licitatório para a obra já foi aberto. Segundo o prefeito Murialdo Gastaldon, o investimento de pouco mais de R$ 100 reais prevê inclusive uma quadra poliesportiva.

Definido

Este ano a prefeitura de Içara vai contar com uma nova agência de publicidade. A Ápice Comunicação, de Criciúma, venceu o processo licitatório que teve sua última etapa realizada na quarta-feira. Desde o início do governo Murialdo e Sandro, a prefeitura de Içara era atendida pela agência Engenho de Ideias, de Porto Alegre.

Projeto

Presidente da Câmara de Vereadores de Içara, Rodrigues Mendes cumpriu agenda em Florianópolis nessa quinta-feira. Aproveitou para fazer visita à deputada Ada De Luca e encaminhou pedido de recursos para a construção de um centro comunitário no bairro Jardim Silvana.

Vai ter festa

Comunidade de Santa Cruz prepara mais uma edição da tradicional festa em honra a São Valentim, que teve seu dia lembrado na quarta-feira. O ponto alto da festa será no dia 24 deste mês, com transladação da imagem e aquele tradicional almoço. Grande festa em uma das comunidades mais simpáticas de Içara. Vale a pena conferir.