Reinvenção na educação

Secretaria de Educação de Içara também passa por um momento de reinvenção. Os professores seguem mantendo os estudantes em atividades com atividades online. “Quem não tem internet está sendo chamado para ir a escola buscar estas atividades e quem não está indo ao colégio recebe em casa. Nosso objetivo é manter todo mundo em atividade”, explica a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni. A secretária sabe que não é o ideal, mas é o possível. Quando a pandemia passar o reforço será dado. Um esforço concentrado para garantir que a educação de Içara se mantenha no nível de destaque que alcançou nos últimos anos. Segundo ela, a secretaria também busca, junto à Justiça, alternativa para distribuir a merenda escolar para os alunos carentes do município. “O recurso federal cobre apenas 30% do custo da merenda e a lei diz que nesse momento temos que distribuir para todos. O recurso não será suficiente. Então estamos, legalmente, buscando uma forma de garantir o repasse para aqueles que mais precisam”.

Jessé suspenso

Cúpula do PSL de Santa Catarina suspendeu os deputados Ana Caroline Campagnolo, Jessé Lopes e Sargento Lima. A decisão foi tomada em um reunião na noite de segunda-feira (18). A suspensão, na prática, não impede a atividade parlamentar, mas limita a atuação deles na CPI dos Respiradores. Jessé Lopes já avisou que vai recorrer da decisão e entende que o partido não o representa. O parlamentar lembra que a decisão de suspender os três deputados está baseada em críticas ao governador Carlos Moisés. “Eu levei ele na região, pedi votos, confiava nele”, lamentou.

Apoio

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro colocaram outdoor bem na rótula de acesso a Içara, na Rua Vitória. Imagem do presidente da República com frase de apoio. Iniciativa de apoiadores para mostrar que, mesmo no cenário atual, muitos eleitores seguem defendendo o estilo de governar e o jeito de pensar do chefe do executivo.

Crise em Cocal

A água que vai chegar em Cocal do Sul via barragem do Rio São Bento deve aliviar os problemas provocados pela estiagem no município. “Mas não resolve. Vamos conseguir apenas amenizar o rodízio de abastecimento. Alguns bairros já chegaram a ficar 36 horas sem água. Agora reduzimos para 24 horas, mas a população precisa colaborar”, avisa Marcio Zanette, presidente do Samae de Cocal do Sul.

Apertar

Município de Forquilhinha não descarta ampliar as regras de distanciamento social no município. A informação é da enfermeira Gisele Scandolara Bosa, responsável pela vigilância epidemiológica do município. A cidade já tem 19 casos confirmados do novo coronavírus. “E percebemos a situação nas ruas. As pessoas não estão se cuidando como devem, o distanciamento não está sendo respeitado, e isso está tendo efeito nestes números”, alerta.

Empolgado

CDL de Içara já definiu sua campanha para o Dia dos Namorados. “Vamos distribuir seis cestas de café da manhã para os apaixonados. Nosso desafio é atrair cada vez mais clientes para o nosso comércio para movimentar a economia e garantir os empregos”, explica o presidente da CDL, Alexandre Fernandes. Segundo ele, no Dia das Mães funcionou muito bem. “Claro que todos queriam crescimento, mas nos aproximamos do que foi vendido no ano passado e isso é muito positivo. Desafio é repetir agora no Dia dos Namorados”.

Traçando estratégias

Nos bastidores de Içara, as conversas seguem a todo o vapor. Ao que tudo indica, vamos ter de fato pelo menos três chapas para a disputa do Governo no pleito deste ano. Nos bastidores também avançam as discussões em busca das melhores estratégias para garantir o voto. Será uma eleição diferente, e quem entender melhor o momento vai garantir o diploma de prefeito.

Vai conversar

Depois de muita cobrança, o governador Carlos Moisés deve se reunir nesta semana com prefeitos para discutir ações conjuntas de combate ao Covid-19. Objetivo é dar mais flexibilidade para as ações das cidades no combate à pandemia.