Estudantes tem cardápios variados e nutritivos nas escolas da rede estadual de ensino

Da Redação

Os estudantes da rede estadual de Santa Catarina são diariamente estimulados a desenvolverem uma alimentação saudável dentro e fora da escola. Ontem, 21 de outubro, quando foi celebrado o Dia Nacional da Alimentação Escolar,a Secretaria de Estado da Educação (SED) ressaltou seu trabalho na disponibilização de cardápios variados e balanceados, com fontes de proteína e carboidratos, saladas e frutas em todas as refeições, nas escolas estaduais.

Os alimentos são escolhidos de acordo com a cultura alimentar, incluindo alimentos típicos da região atendida, como o que ocorre nas comunidades indígenas e/ou quilombolas. As porções oferecidas são diferenciadas por faixa etária dos estudantes, conforme suas necessidades nutricionais diárias.

“É muito importante para que o estudante tenha, não só saciação da fome, mas um bom rendimento escolar e também que priorize a saúde como um todo, para que ele saia daqui bem nutrido e disposto”, disse a nutricionista do Instituto Estadual de Educação (IEE), Sílvia Letícia Alexius.

As ações são desenvolvidas de forma multidisciplinar, por meio de uma série de práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e seguindo as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A EAN é uma diretriz do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e está contemplada no currículo em Santa Catarina.

“Muitos alunos não têm a oportunidade de comer em casa, ou não têm a variedade, ou muitas vezes não conhecem o tipo de comida, e na escola têm a oportunidade. Na escola é bem variado o cardápio, então não existe uma monotonia alimentar. Com isso, eles têm a oportunidade de experimentar e até mesmo gostar”, disse a nutricionista da IEE, Juliene Cristina Gomes Remor.

Cabe ressaltar que a Secretaria de Estado da Educação (SED) conta com nutricionistas nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) em todo o estado para acompanhar de forma mais próxima às unidades da rede. Esses profissionais atuam na fiscalização da qualidade da alimentação escolar, desenvolvendo ações de educação alimentar e nutricional e monitorando o estado nutricional, sempre em parceria com os gestores escolares.