Treinamento de ação conjunta fez parte da Semana Nacional do Trânsito
Içara
A união de diferentes instituições em uma ação coordenada chamou a atenção da população de Içara para a importância de salvar vidas no trânsito. A simulação de acidente com vítima encarcerada foi realizada em frente à Praça Presidente João Goulart, na Rua Marcos Rovaris, demonstrando, na prática, como o trabalho conjunto pode fazer a diferença em situações de emergência na quarta-feira (24).
A encenação envolveu o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), responsável pelo desencarceramento e atendimento inicial à vítima, com suporte da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e o Serviço Aeropolicial (SAER), que realizou o transporte aéreo para atendimento médico especializado. “Esse tipo de atendimento é essencial para evitar o agravamento do quadro clínico de uma vítima e, consequentemente, danos permanentes ou até o óbito”, explica o diretor de Trânsito de Içara, Willian Pizzetti.
A atividade faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, celebrada em todo o país entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro. “A semana nacional do trânsito é uma ação muito importante para despertar a conscientização dos motoristas sobre a prevenção de acidentes e valorização da vida no trânsito”, completa Willian.
Em Içara, as ações iniciaram na segunda-feira com 17 palestras educativas programadas no Paço Municipal, voltadas à conscientização de estudantes sobre segurança viária. Participam instituições como o Colégio Cristo Rei e as EMEFs Alaíde Tabalipa, Lúcia De Lucca, Hercílio Serafim, Paulo Rizzieri, São Rafael e Maria Arlete Bittencourt Lodetti, além da Associação Beneficente de Apoio ao Autista e da Escola Especial Sonho Dourado.
Colaboração Lucas Lemos, Canal Içara.