Chromoplast Embalagens ilustra o movimento ao expandir produção para segmentos em ascensão, como pet care, higiene, suplementos alimentares e cafés

Içara

A indústria brasileira de embalagens plásticas flexíveis vem registrando expansão puxada pela diversificação do consumo e pela valorização de soluções mais práticas e seguras para alimentos, higiene e cuidados com animais. O movimento tem estimulado investimentos em inovação e modernização do parque fabril em diferentes regiões do país. Em Santa Catarina, por exemplo, a Chromoplast Embalagens Plásticas, instalada em Içara, acompanha essa tendência com a entrada em novos segmentos, como pet care, suplementos alimentares, cafés, pastifícios e cereais, e ilustra como empresas do setor têm buscado ampliar mercados para sustentar o crescimento.

Com capacidade produtiva mensal para 800 toneladas, a empresa ampliou sua atuação no mercado para atender as novas tendências. Conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief), no primeiro semestre de 2024, o setor que registrou a maior alta no consumo de embalagens plásticas flexíveis foi o de pet food, com 26,7%, quando comparado com o mesmo período de 2023. Por consequência, este é um dos segmentos no qual a indústria içarense mais tem atuado. Voltada para os cuidados dos animais de estimação, especialmente cães e gatos, essa é uma área que está em crescimento exponencial no Brasil e no mundo.

A explicação, segundo o CEO da Chromoplast, Cledson Francisconi, é uma mudança de comportamento da sociedade, principalmente entre as novas gerações e casais mais jovens, para quem os pets deixaram de ser apenas animais de estimação e passaram a ser considerados membros da família. Esse novo cenário reflete de forma direta nos investimentos em alimentação, saúde, higiene e demais cuidados com os bichinhos.

“A Chromoplast atende vários segmentos, mas vem se consolidando de maneira muito rápida no mercado pet care, graças à qualidade dos produtos e segurança de um serviço completo que gera muito valor aos clientes”, ressalta o CEO.

Mercados específicos

A diversificação de mercados reflete a estratégia da companhia em atender demandas específicas com soluções técnicas adaptadas a cada segmento. Seja para embalagens de nutrição animal (ração, biscoito, bifinhos e outros alimentos para cães e gatos) e de medicina animal e pet care, como tapetes higiênicos para cães e gatos e areia sanitária para gatos, a Chromoplast foca na criação de embalagens com tecnologia e segurança.

“O consumidor de produtos pet costuma ser mais exigente, então trabalhamos para atender essa demanda, com embalagens premium, preocupação em relação à sustentabilidade, muita qualidade visual, embalagens em formatos menores para manter o alimento mais fresco, entre outros pontos que tornam esse nicho tão interessante e pulsante”, destaca Francisconi.

Entre a variedade de produtos em destaque pela indústria também estão as embalagens para leite em pó, pães de forma e para whey protein.