Recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa contemplaram 10 instituições com projetos de acolhimento, cuidado e proteção
Criciúma
A Prefeitura de Criciúma garantiu mais um importante investimento voltado à valorização da população idosa do município. Ontem (10), no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, foram entregues os Termos de Fomento do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa nº 01/2025/CMDPI. Ao todo, 10 instituições foram contempladas, recebendo, juntas, R$ 500 mil para a execução de projetos que promovem acolhimento, cuidado, cultura, lazer e qualidade de vida para centenas de idosos e suas famílias.
De acordo com o prefeito, Vagner Espíndola, os recursos são fruto de um trabalho conjunto entre a Administração Municipal, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e a sociedade. “Cada projeto aprovado representa uma melhoria concreta na vida de muitas pessoas idosas. O Fundo é uma ferramenta que garante que esses recursos cheguem a quem realmente precisa, fortalecendo entidades que são referência no acolhimento e na proteção. É uma demonstração de valorização para a população idosa e um olhar para o futuro com responsabilidade e cuidado”, afirmou.
Para o vice-prefeito, Salésio Lima, a iniciativa reforça o papel do Município na construção de políticas públicas inclusivas. “As entidades desenvolvem um trabalho essencial e, com esse apoio, terão condições de ampliar e qualificar os atendimentos”, declarou.
O presidente do CMDPI, Edson Silva, ressaltou a importância da participação da sociedade civil e da transparência no processo. “Todos os projetos passaram por análise técnica e pela plenária do Conselho. O resultado é a aplicação correta dos recursos em ações que realmente vão fazer diferença. É uma conquista para as entidades e, principalmente, para os idosos de Criciúma”, pontuou.
Criado para facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos, o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa permite que empresas e cidadãos contribuam, por meio de doações dedutíveis do Imposto de Renda, para projetos que impactam diretamente a vida de pessoas idosas. “Com a entrega dos Termos de Fomento de 2025, a administração municipal reforça o compromisso com a valorização da pessoa idosa e o fortalecimento das entidades que atuam nesse setor”, finalizou o prefeito.
Conheça as entidades contempladas e projetos aprovados
- 1 – Casa de Repouso Cantinho do Idoso
- Projeto: Segurança Alimentar e Nutrição para Pessoas Idosas Acolhidas
- 2 – Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc)
- Projeto: Comunicando e Levando Alegria aos Idosos
- 3 – Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul
Projeto: Garantindo o Direito à Cultura e ao Lazer da Pessoa Idosa 2
- 4 – Associação Vida Ativa São José
- Projeto: Promoção de Saúde e Mobilidade à Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência
- 5 – Associação Lar da Terceira Idade Rede Viva
- Projeto: Roupas Limpas, Vidas Valorizadas
- 6 – Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos de Criciúma
Projeto: Bem-estar na Melhor Idade: Proteção e Acolhimento
- 7 – Associação Casa Lar Especial Valente de Davi
Projeto: Cuidar com Dignidade: Mobiliário Funcional para Alimentação Segura e Terapias Coletivas
- 8 – Asilo São Vicente de Paulo
Projeto: Alimentação Saudável e Proteica para Pessoas Idosas Institucionalizadas
- 9 – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Criciúma (Apae)
Projeto: Qualificando o Atendimento do Envelhecimento na Apae de Criciúma
- 10 – Sociedade Literária e Caritativa Santo Agostinho
Projeto: Conforto e Dignidade no Atendimento a Pessoas Idosas