Retomada de julgamento
O STF retoma amanhã o julgamento dos atos de 8 de janeiro de 2023. Depois da sustentação oral dos advogados de defesa, o julgamento recomeça com a manifestação dos ministros que integram a Primeira Turma. O primeiro voto será do relator do processo, Alexandre de Moraes. A tendência é que o julgamento se arraste ao longo de todo o mês e termine com a condenação de Jair Bolsonaro. A dúvida está sobre os desdobramentos que virão após essa etapa e os impactos que essas ações terão sobre o processo eleitoral do ano que vem.
Sem atos
Ainda a respeito do julgamento, havia expectativa de que alguma manifestação fosse registrada em Criciúma durante o desfile de 7 de setembro. Não aconteceu. Segundo o vereador Ademir Honorato, os integrantes da direita chegaram à conclusão de que o melhor seria não misturar o ato de amor à pátria com questões político-partidárias.
Grande evento
A celebração em alusão à independência do Brasil foi marcada por um grande público e apresentações. O ato na Rua da Gente serviu também para recontar os 100 anos de emancipação político-administrativa da cidade. As escolas lembraram dos povos originários que estavam aqui antes da chegada dos italianos e mencionaram as demais etnias que transformaram Criciúma em uma cidade de multiplicidade cultural, rica de sotaques, cores e credos, deixando claro que o que faz da cidade e do país um lugar diferenciado sempre foi e sempre será a diversidade.
Ampliando
A Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) deu início a mais um grupo de idosos em Criciúma, desta vez no bairro Jardim Angélica. O novo grupo segue com vagas abertas para até 40 pessoas e passa a se reunir todas as quintas-feiras, às 13h30, na Associação Palmeirinhas, que cedeu o espaço para a realização das atividades. “Ampliar os grupos de convivência é ampliar cuidado, é estar mais perto, é oferecer momentos que fazem bem para o corpo e para o coração. Estamos felizes em ver o bairro Jardim Angélica acolher essa iniciativa com tanto carinho”, disse a presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan.
Pedido
A instalação da rede de baixa tensão na rodovia Antônio Pedro Cândido, no bairro Boa Vista, em Içara, foi solicitada à Cooperaliança, por meio de requerimento do vereador Gelson Possamai (PP). Segundo o vereador, a medida é necessária para a implantação das lâmpadas de iluminação pública. “A ausência de iluminação pública vem causando insegurança aos moradores, pedestres e motoristas que utilizam a via diariamente”, afirmou Possamai. Ele lembrou que, no mês passado, ocorreu um acidente grave na rodovia entre caminhão e carroça, vitimando uma pessoa, e informou que pretende realizar um levantamento devido à existência de outros pontos na cidade sem a rede de baixa tensão.