Programas de habitação, pavimentação, escolas avançam e aplicativo reúne mais de 500 serviços digitais

Da Redação

O governador Jorginho Mello anunciou na terça-feira (2), em Balneário Camboriú, um conjunto de medidas voltadas ao fortalecimento das cidades durante a abertura do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC). Entre elas estão a assinatura do decreto que amplia o Programa Estrada Boa Rural, a adesão de novos municípios ao Casa Catarina e o lançamento do aplicativo SC Fácil, que reúne serviços públicos digitais em um só ambiente.

O governador afirmou que o Comac-SC promove integração entre lideranças municipais e a Federação Catarinense de Municípios (Fecam). “É um evento que traz aqui os prefeitos, lideranças, palestrantes com alta capacidade de fazer com que cada vez mais o setor público, capitaneado pela Fecam, possa melhorar o desempenho dos consórcios, que têm sido muito importantes para a administração de todos os municípios, principalmente com o consórcio de saúde e a tecnologia e a inovação. Quem está na vida pública tem que estar cada vez mais preparado para enfrentar o desafio da modernidade, da tecnologia, melhorar o processo de gestão. O catarinense quer resultado rápido, então nós precisamos estar preparados e isso a Fecam faz junto com os prefeitos”, disse Jorginho Mello.

O decreto assinado no evento amplia as regras do Estrada Boa Rural, que prevê a pavimentação de estradas rurais em todo o estado. Entre as mudanças estão a possibilidade de os municípios apresentarem até quatro trechos de obras e a redução da quilometragem mínima exigida por valor investido. A medida busca tornar a execução mais flexível e ajustada às condições locais. O secretário adjunto da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, afirmou que a meta é contemplar praticamente todos os municípios. “Nós tivemos, por unanimidade, a aprovação do programa Estrada Boa Rural na Assembleia Legislativa e abrimos um período para que os prefeitos pudessem vir à nossa busca, para que a gente conversasse a respeito do programa. Durante 40 dias assim fizemos com a determinação do governador Jorginho Mello, que sempre busca essa aproximação. E no dia de hoje foi assinado o decreto que disciplina o programa. Então nós temos a convicção que praticamente a totalidade dos municípios vão poder ser contemplados, esse que é um programa que vai investir R\$ 2,5 bilhões na primeira etapa e com certeza vai mudar a condição do agronegócio do interior de Santa Catarina”, disse.

Outro anúncio foi a adesão de 116 cidades ao Casa Catarina, programa de habitação popular. Com isso, 220 municípios já participam da iniciativa. “Nós chegamos a 220 municípios, então nós já estamos atendendo 75% dos municípios catarinenses. Isso é uma honra, é um programa do Governo do Estado para atender todos os municípios catarinenses, então com o apoio das prefeituras nós pretendemos chegar a 100% até o final do ano”, afirmou a secretária da Assistência Social, Mulher e Família, Adelina Dal Pont.